- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Uma Só China: Zakharova reitera posição russa após eleições em Taiwan

© Sputnik / MRE russoRepresentante oficial do MRE russo, Maria Zakharova, durante briefing em 22 de julho de 2021
Representante oficial do MRE russo, Maria Zakharova, durante briefing em 22 de julho de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 13.01.2024
Nos siga no
A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, reiterou que Moscou segue reconhecendo Uma Só China, quando perguntada pela mídia sobre as eleições em Taiwan para a escolha do novo chefe administrativo.
"A posição da Rússia em relação a Taiwan é bem conhecida e consistente", disse Zakharova. Para embasar a resposta, a representante oficial do MRE listou documentos e acordos entre a Federação da Rússia e a República Popular da China.
Ela enfatizou que a posição russa está estabelecida conforme a Ordem Executiva Presidencial nº 1.072, de 15 de setembro de 1992, sobre as Relações entre a Federação da Rússia e Taiwan.

"Esta posição também está estabelecida nos principais documentos que regem as relações Rússia-China, principalmente no artigo 5 do Tratado russo-chinês sobre relações de vizinhança, amizade e cooperação entre a Federação da Rússia e a República Popular da China, datado de 16 de julho de 2001", disse.

Zakharova destacou ainda que, recentemente, os acordos foram reafirmados em uma declaração conjunta entre Rússia e China, assinada pelos líderes dos dois países em março de 2023, durante a visita de Xi Jinping à Rússia.
"Acreditamos que as relações entre as duas partes em Taiwan constituem um assunto interno da China", acrescentou Zakharova, que aproveitou para dizer que a tentativa de alguns países de utilizar as eleições de Taiwan para tentar pressionar Pequim deveriam ser condenadas pela comunidade internacional.
Lai Ching-te informando sobre sua vitória, 13 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 13.01.2024
Panorama internacional
Lai Ching-te, do atual partido no poder, vence as eleições em Taiwan
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала