- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Preço do petróleo pode dobrar com escalada no Oriente Médio, diz analista da Goldman Sachs

© AP Photo / Houthi Media CenterHelicóptero das forças Houthi se aproximando do navio de carga Galaxy Leader no domingo, 19 de novembro de 2023
Helicóptero das forças Houthi se aproximando do navio de carga Galaxy Leader no domingo, 19 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 07.01.2024
Nos siga no
Em entrevista ao canal norte-americano CNBC, focado em notícias do mundo de negócios, o chefe de análise do mercado petrolífero da Goldman Sachs, Daan Struyven, alertou que o preço do petróleo bruto pode duplicar se os conflitos no Oriente Médio piorarem.
Atualmente o Ansar Allah, grupo político militante também conhecido como Houthi que controle o norte do Iêmen, está realizando um bloqueio ao transporte marítimo que passa pelo estreito de Babelmândebe, que dá acesso ao mar Vermelho e ao canal de Suez.
Segundo Daan Struyven, se as perturbações também afetarem o tráfego de petróleo no estreito de Ormuz, os preços de petróleo subiriam 20% em um mês. Ele acrescentou ainda que qualquer interrupção mais prolongada pode duplicar o preço dos barris.
Struyven, no entanto, afirmou que o cenário é "altamente improvável".
O Ansar Allah tem realizado um bloqueio no estreito como retaliação aos ataques israelenses ao povo palestino. Os Estados Unidos lançaram a operação Guardião da Prosperidade, como forma de deter os ataques dos houthis. Contudo, o grupo político tem ignorado os avisos ocidentais.
Isso faz com que as companhias de frete marítimo tenham que desviar os navios do mar Vermelho e contornar o cabo da Boa Esperança, no extremo sul da África. Mesmo que seus navios não sejam atacados, o preço do seguro dos navios já encarece a rota.
O desvio acrescenta cerca de 6 mil milhas náuticas à viagem e pode atrasar os prazos em até um mês, o que aumenta os custos de envio.
As silhuetas de membros de tribos leais aos houthis levantam suas armas enquanto entoam slogans durante uma reunião contra o acordo para estabelecer relações diplomáticas entre Israel e os Emirados Árabes Unidos em Sanaa, Iêmen, 22 de agosto de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 20.12.2023
Panorama internacional
Pepe Escobar: Iêmen está pronto para enfrentar uma nova coalizão imperial
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала