- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Mídia: STF determina que omissões de Bolsonaro durante a pandemia devem ser avaliadas pelo novo PGR

© Foto / Carolina Antunes / Presidência da RepúblicaJair Bolsonaro, então presidente, recomenda o uso de cloroquina contra a COVID-19 (foto de arquivo)
Jair Bolsonaro, então presidente, recomenda o uso de cloroquina contra a COVID-19 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 05.01.2024
Nos siga no
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes determinou que o novo procurador-geral da República, Paulo Gonet, avalie eventuais omissões de Jair Bolsonaro (PL) durante a pandemia.
A decisão é de dezembro e foi divulgada nesta sexta-feira (5) pela revista Veja. Na decisão do ministro, que é sigilosa, ele reafirma que o primeiro parecer do Ministério Público Federal (MPF), então sob a gestão de Augusto Aras, tem "invalidade absoluta".
O ministro Alexandre de Moraes reabriu em julho a investigação sobre supostas responsabilidades por mortes durante a pandemia do ex-ministro da Saúde e atual deputado federal Eduardo Pazuello (PL-RJ) e do ex-secretário de Comunicação da Presidência da República Fabio Wajngarten.
Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, durante cerimônia no Palácio Planalto em Brasília, Brasil, 16 de dezembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 12.01.2022
Notícias do Brasil
Bolsonaro desvaloriza Ômicron e rejeita vacinação: morreram 'quase zero' crianças da COVID-19
Em junho o ex-presidente foi condenado por abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação por conta de uma reunião com embaixadores no Palácio do Planalto. Na ocasião, Bolsonaro atacou o sistema eleitoral brasileiro e afirmou que havia fragilidade na lisura do processo, mas sem apresentar provas. Com a condenação, Bolsonaro fica impedido de concorrer a qualquer cargo público até 2030.
Em setembro, a defesa do ex-presidente entrou com o primeiro recurso contra a decisão, que foi negado. Ele ainda pode recorrer para anular a inelegibilidade.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала