- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Arquivos Epstein: o que documentos altamente esperados revelaram sobre o escândalo?

© AP Photo / Bebeto MatthewsA artista multimídia Katelyn Kopenhaver (D), com a ajuda de seu irmão Brent Kopenhaver, desenrola um banner que diz "[Jefferey] Epstein é o pior tipo de vírus", do lado de fora do tribunal federal, onde um juiz realizou uma audiência de fiança por vídeo para a ex-namorada de Epstein, Ghislaine Maxwell, em Nova York, 14 de julho de 2020
A artista multimídia Katelyn Kopenhaver (D), com a ajuda de seu irmão Brent Kopenhaver, desenrola um banner que diz [Jefferey] Epstein é o pior tipo de vírus, do lado de fora do tribunal federal, onde um juiz realizou uma audiência de fiança por vídeo para a ex-namorada de Epstein, Ghislaine Maxwell, em Nova York, 14 de julho de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 04.01.2024
Nos siga no
O Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Sul de Nova York abriu centenas de documentos ligados ao acusado de tráfico sexual Jeffrey Epstein, identificando vários indivíduos, alguns dos quais incluem políticos proeminentes e figuras públicas notáveis.
O tribunal começou a enviar os registros para sistemas de registros públicos na noite de quarta-feira (3), embora o intenso tráfego on-line inicialmente tenha impedido o acesso à liberação.
No mês passado, um juiz federal ordenou a divulgação de quase 200 nomes ligados ao caso Epstein, embora duas pessoas tenham solicitado que os seus nomes permanecessem confidenciais por enquanto, devido à possibilidade de danos físicos. Os nomes incluem acusadores e testemunhas do caso.
Epstein, um criminoso sexual condenado, morreu em 2019 enquanto aguardava julgamento por novas acusações de tráfico sexual. Os laços da figura desgraçada com uma série de celebridades e políticos devido ao seu trabalho no setor financeiro alimentaram especulações contínuas sobre potenciais novos laços com a sua alegada atividade criminosa.
Os últimos registros incluem trechos de depoimentos da ex-socialite britânica Ghislaine Maxwell e Virginia Giuffre, que anteriormente acusou Maxwell de facilitar seu abuso sexual após ser apresentada a Epstein, entre outras testemunhas. Maxwell foi condenada em 2022 a cumprir 20 anos de prisão por diversas acusações, incluindo tráfico sexual por seu envolvimento com os crimes de Epstein.
Os documentos não desclassificados não incluem especificamente uma lista de clientes de Epstein. Também não equipara diretamente indivíduos nomeados à prática de crimes. Nomes adicionais devem ser divulgados nesta quinta-feira (4).

Bill Clinton e Donald Trump

Os documentos judiciais revelaram que uma testemunha alegou que Epstein certa vez indicou que o antigo presidente dos EUA, Bill Clinton, que foi citado mais de 50 vezes nos documentos legais, gostava de mulheres "jovens", se referindo a meninas.
A testemunha foi identificada como Johanna Sjoberg, que teria sido recrutada por Maxwell e corroborou as alegações feitas por Giuffre sobre o abuso sexual que sofreu sob Epstein e seus associados. O depoimento de Sjoberg foi realizado em maio de 2016.
"Jeffrey [Epstein] alguma vez falou com você sobre Bill Clinton?", Sjoberg foi questionada durante o depoimento. "Ele disse uma vez que Clinton gosta delas jovens, referindo-se às meninas", respondeu ela.
Jeffrey Epstein, financista bilionário estadunidense  - Sputnik Brasil, 1920, 10.08.2019
Bilionário norte-americano Jeffrey Epstein, acusado de pedofilia, comete suicídio
Em outra seção dos documentos, Sjoberg observou que era sabido que Clinton "tinha relações" com Epstein, mas que não tinha sido visto na infame ilha de Epstein, nas ilhas Virgens dos EUA, onde se alega que muitas meninas menores de idade foram abusadas. O depoimento de Maxwell relatou que ela não sabia quantas vezes Clinton havia voado no avião de Epstein.
Clinton disse anteriormente que desconhecia totalmente os "crimes terríveis" de Epstein.
Também foi detalhado que o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, nunca foi visto na casa ou na ilha particular de Epstein. Em interrogatório separado, Sjoberg disse que nunca deu quaisquer favores sexuais ou massagens ao ex-presidente.
No entanto, ela observou em seu depoimento que Epstein parecia se gabar de seus laços com o ex-comandante-chefe, sugerindo que ele poderia ligar para Trump e "ir ao cassino" que a dupla havia visitado uma vez.
Não muito depois dos muros terem sido fechados em torno das operações de Epstein e as acusações terem sido apresentadas sobre o assunto, Trump transmitiu ao público que nunca foi um "fã" de Epstein e que não falava com ele há anos.

Celebridades e figuras notáveis

Entre as dezenas de figuras citadas estavam o músico Michael Jackson, que foi visto na casa de Epstein em Palm Beach, e o mágico David Copperfield, que participou de uma das festas do investidor.
Embora tenha sido apontado que Jackson não parecia ter nenhum comportamento ilegal, Sjoberg testemunhou que Copperfield apareceu para perguntar sobre a operação de Epstein durante uma festa. Na verdade, Sjoberg lembrou que o mágico "me questionou se eu sabia que as meninas estavam sendo pagas para encontrar outras meninas".
Questionada se Copperfield mencionou especificamente "adolescentes" ou aludiu a quaisquer "especificidades" da atividade criminosa de Epstein, Sjoberg disse que não.
Em resposta a uma pergunta complementar, a testemunha detalhou que Frederic Fekkai, conhecido como cabeleireiro de celebridades, foi verificado por Epstein. "Eu ouvi ele [Epstein] ligar para alguém e dizer: Fekkai está no Havaí. Podemos encontrar algumas garotas para ele?", lembrou ela.
Quando questionada sobre sua própria reação à menção de Fekkai na época, Sjoberg respondeu: "Bem, eu estava massageando e não tive reação. Tentei permanecer sem reação durante os cinco anos inteiros".
O príncipe britânico Andrew, duque de York, assiste ao funeral do príncipe britânico Philip, marido da rainha Elizabeth, que morreu aos 99 anos, em Windsor, Grã-Bretanha, 17 de abril de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 15.02.2022
Panorama internacional
Documentos mostram que príncipe Andrew chegou a acordo extrajudicial sobre acusações de abuso
Em outras partes dos documentos de depoimento, atores como Leonardo DiCaprio, Cate Blanchett, Kevin Spacey, Cameron Diaz e Naomi Campbell foram mencionados de passagem durante interrogatórios sobre pessoas notáveis que podem ter entrado em contato com as operações de Epstein.
No entanto, a testemunha em cada instância disse que nunca conheceu nenhum dos personagens. "Espero me lembrar", foi uma resposta quando questionada sobre Blanchett ou DiCaprio.
Em outra parte do depoimento, a notável figura científica Stephen Hawking foi identificada em um e-mail de Epstein, onde ele parecia pedir a Maxwell que subornasse qualquer associado de Giuffre para refutar suas afirmações — uma que ele alegou sugerir que Hawking desempenhou um papel em uma "orgia de menores".
Embora o novo comunicado ofereça alguns novos detalhes das operações de Epstein, ele também relembra os laços anteriormente conhecidos entre o nova-iorquino e seus associados, como o príncipe Andrew e o advogado Alan Dershowitz.
O príncipe Andrew, que já resolveu um processo com Giuffre em 2022, mas se recusou a admitir qualquer irregularidade, foi descrito em uma aparição em que a realeza do Reino Unido colocou a mão no peito de uma testemunha durante uma foto com Giuffre e Maxwell.
Quanto a Dershowitz, que está ligado a Epstein há anos e parecia ter saudado anteriormente a libertação, o testemunho mostrou que ele tinha o nome verificado por Jane Doe e alegado ter tido relações sexuais com o indivíduo quando ela ainda era menor. Giuffre entrou com uma ação contra Dershowitz, mas a retirou em 2022 após admitir que se tratava de um erro de identidade.
Outra figura anteriormente citada é Jean Luc Brunel, um ex-agente de modelos com longos laços com Epstein e que foi encontrado morto dentro de uma cela na prisão em 2022 enquanto aguardava acusações de tráfico sexual.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала