- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Bill Clinton 'lamenta' ter convencido Ucrânia a desistir de armas nucleares

© AP Photo / Alyssa Pointer/Atlanta Journal-ConstitutionBill Clinton, ex-presidente dos Estados Unidos, em 30 de julho de 2020
Bill Clinton, ex-presidente dos Estados Unidos, em 30 de julho de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 05.04.2023
Nos siga no
O ex-presidente dos EUA, Bill Clinton, expressou arrependimento sobre seu papel na assinatura do Memorando de Budapeste sobre Garantias de Segurança em 1994, em uma entrevista à RTÉ.

"Eu sinto um envolvimento pessoal porque eu consegui que eles [Ucrânia] concordassem em abandonar suas armas nucleares. E nenhum deles acredita que a Rússia teria feito esta façanha se a Ucrânia ainda tivesse seu armamento", disse.

Em junho de 2022, o ex-ministro das Relações Exteriores, ex-ministro da Defesa polonês e deputado do Parlamento Europeu, Radoslaw Sikorski, argumentou que o Ocidente tinha o direito de fornecer armas nucleares à Ucrânia.
Mais tarde, em agosto, o representante da delegação russa na Conferência de Revisão do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP), Aleksandr Trofimov, disse que a aquisição de armas nucleares por Kiev violaria as obrigações da Ucrânia sob o TNP e minaria severamente o regime de não proliferação.
Após a dissolução da URSS, Kiev herdou uma parte do arsenal nuclear. Mas em 5 de dezembro de 1994, a Rússia, Ucrânia, Reino Unido e EUA assinaram o Memorando de Budapeste para providenciar garantias de segurança em relação à adesão da Ucrânia ao Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares.
Como resultado, a Ucrânia desistiu de suas armas nucleares e as entregou à Rússia, enquanto as potências nucleares garantiram segurança a Kiev.
Prédio do Ministério das Relações Exteriores russo. Moscou, 19 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 04.04.2023
Panorama internacional
'Núcleo pró-OTAN': diplomata russo explica como aliança prepara terreno para presença na Ásia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала