- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Os BRICS são o futuro da humanidade', diz Maduro em entrevista

© AP Photo / Matias DelacroixO presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em 15 de janeiro de 2022
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em 15 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 01.01.2024
Nos siga no
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou durante entrevista que o grupo BRICS é o "futuro da humanidade" e espera que seu país seja incorporado como membro permanente do BRICS+ durante a cúpula da Rússia.

"Os BRICS são o futuro da humanidade. O bloco tem um poder econômico definitivo e conta com um poderoso banco", afirmou o presidente venezuelano em entrevista ao jornalista Ignacio Ramonet.

Maduro disse que a Venezuela aposta no BRICS como uma engrenagem para um "mundo multipolar", ou seja, um mundo mais equilibrado, o que vai de encontro, segundo o presidente, "com o conceito geopolítico bolivariano."
Ele acrescentou ainda que a provável inclusão da Venezuela no BRICS+ seria importante para o desenvolvimento de grandes mercados para os produtos venezuelanos, além do ganho político, social, institucional e cultural com as grandes civilizações que compõem o grupo, conforme destacou. Maduro aproveitou para destacar as boas relações com a atual presidente do Banco do BRICS, Dilma Rousseff.
Em relação ao desenvolvimento de um mundo multipolar, Maduro disse que enxerga, concomitantemente a esse movimento, um declínio dos EUA. "Há uma nova época no mundo. A época dos impérios ocidentais está passando, definitivamente."
Maduro afirmou que os EUA sempre serão uma potência caso se mantenham unidos. Entretanto, pode sucumbir como potência mundial como aconteceu com o Reino Unido. "A Grã-Bretanha foi um superimpério militar, econômico, naval, comercial e acabou declinando", argumentou.
Logotipo do BRICS em Joanesburgo - Sputnik Brasil, 1920, 25.09.2023
Panorama internacional
MRE da Venezuela: expansão do BRICS criará uma nova ordem e equilíbrio mundial
Ainda em relação ao BRICS, o líder venezuelano reprovou a atitude do presidente da Argentina, Javier Milei, de não aderir ao grupo. Por atitudes como essa, o venezuelano classificou que Milei está levando a Argentina de volta ao século XIX.

"O projeto de Milei é tirar a Argentina do mundo multipolar e convertê-la em vassala do mundo unipolar imperial e destruir o Estado, a economia e a identidade argentina. Retirar a Argentina da participação no BRICS é uma das coisas mais torpes e imbecis que Milei fez contra a Argentina, porque retirando a Argentina do BRICS ele está atuando contra os argentinos", ressaltou.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала