- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

MRE da Venezuela: expansão do BRICS criará uma nova ordem e equilíbrio mundial

© Sputnik / Grigory SysoevLogotipo do BRICS em Joanesburgo
Logotipo do BRICS em Joanesburgo - Sputnik Brasil, 1920, 25.09.2023
Nos siga no
A expansão do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) criará uma nova ordem mundial e contribuirá à criação de um mundo mais equilibrado, disse à Sputnik o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil.
"Esta é uma nova ordem, não só política, mas também econômica, e, claro, se conseguirmos garantir com o tempo a desdolarização do comércio de energia e produtos industriais, por exemplo, das tecnologias que são produzidas na China, Índia, vamos realmente contribuir para a criação de um mundo mais equilibrado", disse o chanceler venezuelano à margem da Assembleia Geral da ONU em Nova York.
A Venezuela aspira se tornar membro do BRICS em um futuro próximo e vê apoio para sua candidatura por parte de todos os países, incluindo a Rússia.
"A Venezuela está buscando se tornar o mais rápido possível um membro oficial do BRICS. Somos fortemente apoiados por Brasil, Federação da Rússia, China e pela própria África do Sul. Todos os países apoiam a nossa candidatura", disse Gil à margem da Assembleia Geral da ONU.
Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, durante conferência de imprensa final à margem da 78ª sessão da Assembleia Geral da ONU, na sede da organização em Nova York, EUA, 23 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 24.09.2023
Panorama internacional
Chanceler russo apela por reforma da governança global: o que isso significa?
O chanceler acrescentou que em Caracas estão "muito satisfeitos com a expansão que o BRICS tem nesta fase ou terá a partir de janeiro, quando a Rússia se tornar presidente".
Em agosto, durante a cúpula na África do Sul, os líderes dos países do BRICS decidiram convidar a Argentina, o Egito, o Irã, a Etiópia, os Emirados Árabes Unidos e a Arábia Saudita para se tornarem membros plenos da organização. O grupo se expandirá formalmente em 1º de janeiro de 2024.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала