- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Pequim: China e Rússia têm grande responsabilidade em assegurar a estabilidade estratégica mundial

© Sputnik / Ilia PitalevSergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia (à esquerda), e Wang Yi, Wang Yi, chefe da Comissão de Relações Exteriores do Comitê Central do Partido Comunista da China, durante reunião em Moscou, Rússia, 18 de setembro de 2023
Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia (à esquerda), e Wang Yi, Wang Yi, chefe da Comissão de Relações Exteriores do Comitê Central do Partido Comunista da China, durante reunião em Moscou, Rússia, 18 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 18.09.2023
Nos siga no
O ministro das Relações Exteriores da China se encontrou com seu homólogo da Rússia em Moscou, onde destacaram o papel dos dois países em assegurar a prosperidade mundial.
A China e a Rússia têm uma responsabilidade especial de manter a estabilidade estratégica no mundo, disse na segunda-feira (18) Wang Yi, ministro das Relações Exteriores da China, em uma reunião com Sergei Lavrov, seu homólogo russo, em Moscou, Rússia.
Na opinião de Wang, "a atual turbulência da situação internacional e regional" exige a manutenção de contatos e "a verificação constante do relógio, coordenando esforços para impulsionar a cooperação estratégica".
"Nossa cooperação não é dirigida contra ninguém, não está sujeita a interferência, interferência de fora. Ao mesmo tempo, a China e a Rússia, como grandes potências mundiais, membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, têm uma responsabilidade especial em manter a estabilidade estratégica global e o progresso da paz. Quanto mais ferozes se tornam as ações unilaterais de hegemonia, [e] o confronto de blocos, ainda mais importante para nós fica o acompanhamento do ritmo dos tempos", disse Wang Yi.
Bandeiras dos cinco países que compõem o BRICS tremulam na frente de uma aeronave da Air China na qual o presidente chinês Xi Jinping chegou para participar da cúpula do BRICS em Goa, Índia, 15 de outubro de 2016 - Sputnik Brasil, 1920, 21.08.2023
Cúpula do BRICS 2023
China apoia expansão do BRICS e saúda adesão de novos parceiros, diz chancelaria
Lavrov também concordou que a China e a Rússia estão trabalhando "em condições difíceis, quando o mundo está passando por mudanças tectônicas".
"Gostaria de observar a importância da cooperação russo-chinesa para garantir a justiça nos assuntos mundiais, para equilibrar os interesses dos processos, que estão se desenvolvendo nas mais diversas direções", acrescentou o ministro russo.
"Há novos fóruns multilaterais à frente, em primeiro lugar, a Assembleia Geral da ONU, que já iniciou seus trabalhos, depois haverá a cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico e muitas outras reuniões nos níveis mais altos [...]. Estou confiante de que nosso trabalho coordenado continuará durante esses fóruns e possibilitará garantir seu resultado, que atenderá às aspirações de todos os povos da comunidade internacional", concluiu ele.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала