- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Crise no mar Vermelho: Irã implanta navio de guerra armado com mísseis de cruzeiro na região

© AP Photo / Fars News Agency / Mahdi MarizadNavio de guerra iraniano Alborz, em primeiro plano, se prepara antes de deixar as águas do Irã, no estreito de Ormuz, 7 de abril de 2015
Navio de guerra iraniano Alborz, em primeiro plano, se prepara antes de deixar as águas do Irã, no estreito de Ormuz, 7 de abril de 2015 - Sputnik Brasil, 1920, 01.01.2024
Nos siga no
O jogo do gato e do rato das forças navais norte-americanas perseguindo combatentes houthis se tornou mortal no domingo (31), depois que helicópteros da Marinha dos EUA destruíram três barcos houthis, matando dez combatentes. A milícia iemenita alertou que os EUA enfrentariam "consequências".
A Alborz, uma fragata da classe Alvand da Marinha iraniana armada com mísseis antinavio de longo alcance e equipamento de guerra antissubmarino, entrou no mar Vermelho depois de passar pelo estreito de Bab al-Mandab, informou a mídia iraniana nesta segunda-feira (1º).
Apontando para o histórico de operações do país em águas regionais desde o final dos anos 2000, para combater a pirataria e garantir rotas marítimas internacionais, a mídia iraniana indicou que o envio do navio de guerra para o mar Vermelho ocorre agora em meio a um "aumento de tensões" na sequência da crise de Gaza, nas operações houthis contra embarcações comerciais de propriedade e com destino a Israel e ataques dos EUA contra a milícia iemenita.

Encomendado em 1971 e batizado em homenagem à cordilheira Alborz, o Alborz é classificado como um contratorpedeiro pelo Irã, mas considerado fragata por muitos observadores militares estrangeiros. O navio de 1.100 toneladas e 94,5 metros de comprimento tem um alcance de 9.000 km, uma tripulação de mais de 125 oficiais e marinheiros, e está equipado com mísseis de cruzeiro Noor antinavio movidos a turbojato, que têm um alcance de até 220 km e podem acelerar até mach 1.4 em seu estágio terminal.

O navio de guerra passou por grandes reparações e por uma instalação de novos equipamentos em 2018, e, posteriormente, foi equipado com sistemas de combate desenvolvidos localmente em 2020, incluindo novas armas de defesa aérea, bem como armas de guerra eletrônica e sistemas de detecção e rastreamento de alvos.
Primeiro destróier furtivo de míssil guiado P15B construído pela Índia, Visakhapatnam  - Sputnik Brasil, 1920, 26.12.2023
Panorama internacional
Marinha da Índia envia navios de guerra ao mar da Arábia após ataque com drone contra petroleiro
O Alborz participou da Guerra Irã-Iraque de 1980-1988. Em 2021, o navio resistiu com sucesso a um ataque pirata contra um petroleiro iraniano no Oceano Índico. O navio de guerra também participou de exercícios conjuntos com navios de guerra russos e chineses nos últimos anos.
A implantação do navio no mar Vermelho ocorre em meio à contínua deterioração da situação de segurança na região, com os militares dos EUA sendo os primeiros a derramar sangue em sua campanha contra os militantes houthis do Iêmen (que estão tentando fechar o corpo de água para o transporte comercial de navios ligados a Israel) no domingo, destruindo três barcos houthis e matando dez combatentes. Os houthis alertaram para "repercussões", sinalizando a possibilidade de ataques diretos contra os navios de guerra dos EUA e dos seus aliados.
Anteriormente, a comunicação social do Reino Unido informou que as forças navais britânicas e norte-americanas estavam planejando uma "ação direta" contra os houthis depois de emitirem um "aviso verbal final" à milícia sobre a sua campanha no mar Vermelho.
Washington e os seus aliados acusam repetidamente o Irã de apoiar militarmente os houthis. Teerã e Sanaa rejeitaram essas alegações separadamente, com autoridades iranianas insistindo que sua assistência à milícia iemenita foi limitada ao apoio moral como parte da coalizão regional do "Eixo de Resistência" anti-EUA, anti-Israel, e os houthis dizendo que a sua decisão de lançar operações contra Israel em solidariedade com os palestinos foi tomada de forma independente.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала