- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Marinha da Índia envia navios de guerra ao mar da Arábia após ataque com drone contra petroleiro

© Foto / GODL / Marinha da Índia / Visakhapatnam (D66)Primeiro destróier furtivo de míssil guiado P15B construído pela Índia, Visakhapatnam
Primeiro destróier furtivo de míssil guiado P15B construído pela Índia, Visakhapatnam  - Sputnik Brasil, 1920, 26.12.2023
Nos siga no
De acordo com o ministro da Defesa indiano, Nova Deli, além de enviar os destróieres, vai investigar o "ocorrido a fundo" a fim de tomar "medidas rigorosas" contra os realizadores do ataque.
No sábado (23), o navio-tanque MV Chem Pluto foi atacado por um drone a 200 milhas náuticas da costa oeste da Índia. A ação provocou uma explosão seguida de incêndio na embarcação que transportava produtos químicos com bandeira da Libéria, conforme noticiado.
Nesta terça-feira (26), a Marinha indiana comunicou a implantação de destróieres de mísseis guiados no mar da Arábia como medida de dissuasão após o ataque de dois dias atrás.
"Considerando a recente onda de ataques no mar da Arábia, a Marinha da Índia implantou destróieres de mísseis guiados [nomeadamente] INS Mormugao, INS Kochi e INS Kolkata [...] em várias áreas para manter uma presença dissuasora", afirmou a força, citada pelo jornal Nikkei Asia.
Imagens dos danos causados ​​pelo suposto ataque de drones ao navio mercante MV Chem Pluto perto da Índia. Uma equipe da Marinha indiana está avaliando os danos causados ​​pelo ataque e também investigando como o ataque foi realizado no mar da Arábia
O ministro da Defesa indiano, Rajnath Singh, disse hoje (26) que "o governo da Índia levou este ataque muito a sério. A Marinha aumentou sua vigilância. Os autores destes ataques serão em breve levados à Justiça e serão tomadas medidas rigorosas contra eles", segundo o jornal The Indian Express.
"Com o Himalaia no norte e o comportamento hostil do Paquistão no oeste, a maior parte do comércio de mercadorias da Índia ocorre através do mar, o que a torna um país insular. Portanto, tornou-se ainda mais necessário desenvolver e modernizar continuamente as capacidades da Marinha. O comércio global é de grande importância para a Índia garantir os seus interesses nacionais", declarou.
O MV Chem Pluto atracou em Mumbai ontem (25). Uma equipe de eliminação de bombas da Marinha indiana inspecionou a embarcação para fazer uma avaliação preliminar do incidente e encontrou evidências que apontavam o ataque de drone.
"Serão necessárias análise forense e técnicas adicionais para estabelecer o vetor de ataque, incluindo o tipo e a quantidade de explosivo utilizado", disse a Marinha.
Um drone ucraniano carregado com explosivos foi interceptado por milicianos independentistas da República Popular de Lugansk (RPL), 4 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 17.12.2023
Operação militar especial russa
Rússia intercepta mais de 30 drones em ataque fracassado das tropas ucranianas
O jornal indiano especulou que o petroleiro poderia ter sido alvo de sua "afiliação israelense", afirmando que a operadora do navio-tanque, a Ace Quantum Chemical Tankers, com sede em Amsterdã, é propriedade conjunta do bilionário israelense Idan Ofer.
O Pentágono disse que há grandes chances de o drone que atacou a embarcação no mar da Arábia ser iraniano, e que a inteligência do Irã estava ajudando os houthis a fazerem os ataques em sequência no mar Vermelho desde outubro. Teerã negou as acusações no sábado (23) as chamando de "infundadas".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала