- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Navio de reconhecimento do Irã ajuda houthis a atacar navios no mar Vermelho, diz mídia

© AP Photo / Hani MohammedHouthis que combatem no Iêmen
Houthis que combatem no Iêmen - Sputnik Brasil, 1920, 23.12.2023
Nos siga no
O The Wall Street Journal citou fontes ocidentais afirmando que Teerã está ajudando os houthis fornecendo dados de radar para visar embarcações que passam na região.
O Irã forneceu informações de inteligência que os houthis usam para atacar os navios que passam pelo mar Vermelho, afirmou na sexta-feira (22) o jornal norte-americano The Wall Street Journal (WSJ), citando fontes de segurança ocidentais e do Oriente Médio.
"Os paramilitares iranianos fornecem inteligência em tempo real aos houthis iemenitas, que os rebeldes usam para apontar drones e mísseis para atacar navios que passam pelo mar Vermelho", relatou o WSJ.
De acordo com as fontes do jornal, as informações transmitidas aos houthis são supostamente coletadas por um navio de reconhecimento que, segundo eles, é controlado por forças iranianas. Um oficial de segurança ocidental disse ao jornal que os houthis supostamente não têm equipamento de radar para atingir as embarcações, por isso eles precisam da ajuda do Irã.
Combatentes houthis recém-recrutados em veículo militar durante reunião em Sanaa, Iêmen, 3 de janeiro de 2017 - Sputnik Brasil, 1920, 21.12.2023
Panorama internacional
Houthis ameaçam atacar navios de guerra dos EUA se eles alvejarem o Iêmen
No entanto, um porta-voz dos houthis negou tais alegações, ressaltando que o movimento tem seu próprio equipamento de reconhecimento.
"É estranho atribuir tudo ao Irã, como se ele fosse a potência mais poderosa do mundo. Temos equipamentos de inteligência que se mostraram perfeitos ao longo dos anos", disse ele.
Um oficial israelense, por sua vez, solicitou o Ocidente a pressionar Teerã para que pare de supostamente ajudar os houthis e de ajudar a obstruir a navegação na região.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала