Gigantes do comércio marítimo param de navegar pelo mar Vermelho após sequência de ataques houthis

© AFP 2023Navio de carga Galaxy Leader, apreendido por combatentes houthis dois dias antes, em um porto no mar Vermelho, na província de Hodeida, Iêmen, 22 de novembro de 2023
Navio de carga Galaxy Leader, apreendido por combatentes houthis dois dias antes, em um porto no mar Vermelho, na província de Hodeida, Iêmen, 22 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 16.12.2023
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Há dois meses, os houthis estão atacando navios no mar Vermelho em retaliação à operação de Israel na Faixa de Gaza. Com diversos episódios em sequência, alguns dos maiores proprietários de navios do mundo começaram a avaliar se vale a pena continuar a usar a rota.
Duas das maiores companhias marítimas de contentores do mundo disseram na sexta-feira (15) que estavam a interromper o trânsito através do mar Vermelho depois dos seus navios terem sido atacados, segundo a agência Bloomberg.
A A.P. A Moller-Maersk, o segundo maior proprietário mundial de navios porta-contêineres, disse em um comunicado que instruiu seus navios que se dirijam para a entrada sul do mar Vermelho a pausar suas viagens depois que seu navio Maersk Gibraltar foi atacado.
"Depois de o quase acidente envolvendo a Maersk Gibraltar ontem [14] e mais um ataque a um navio porta-contêineres hoje [15], instruímos todos os navios Maersk na área destinada a passar pelo estreito de Bab al-Mandab e pausar sua viagem até novo aviso", disse a Maersk.
Logo após o anúncio da Maersk, a Hapag-Lloyd AG, da Alemanha, anunciou uma suspensão até segunda-feira (18), "depois decidirá para o período seguinte".
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As companhias estão agora insistindo em uma cláusula que lhes permitirá enviar os seus navios ao redor de África se considerarem que as águas ao largo do Iêmen são inseguras. No entanto, navegar ao longo da África acrescentaria milhares de quilômetros às rotas comerciais, aumentaria as contas de combustível e atrasaria as entregas de carga, analisa a mídia.
Os houthis têm atacado cada vez mais navios mercantes na região – especialmente navios que estão ligados a Israel – em resposta à guerra na Faixa de Gaza.
Navio de carga (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 19.11.2023
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Cerca de 12% do comércio global depende do canal de Suez e 5% do canal do Panamá, segundo Marco Forgione, diretor-geral do Instituto de Exportação e Comércio Internacional (IOE&IT).
"Eles são fundamentais para o fluxo do comércio internacional. Sem que funcionem bem, o efeito dominó dos danos e perturbações nas cadeias de abastecimento causados ​​por navios atrasados ​​e nos locais errados será substancial", afirmou Forgione.
De um modo mais geral, os ataques também aumentarão a pressão sobre os Estados Unidos para responderem aos houthis na fonte, possivelmente com ataques militares para eliminar drones e mísseis antes de serem lançados.
A administração tem resistido a tomar medidas militares por medo de provocar uma guerra regional, mas responsáveis, incluindo o Conselheiro Adjunto de Segurança Nacional dos EUA, Jon Finer, reconheceram que não estão a descartar ataques, conforme noticiado.
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