- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: 'Protestos pró-Palestina em universidades dos EUA são os maiores desde a guerra do Vietnã'

© Foto / DailyCal.orgEstudantes protestam em prol da Palestina
Estudantes protestam em prol da Palestina - Sputnik Brasil, 1920, 31.12.2023
Nos siga no
O conflito na Faixa de Gaza tem mobilizado manifestações pacíficas em diversos campus universitários dos EUA. Estima-se que os protestos deste cunho são os maiores desde os contrários à Guerra do Vietnã, no final dos anos 1960.
Milhares de estudantes de várias universidades dos EUA estão protestando, em grande maioria, em favor da causa palestina e contra a ofensiva israelense na Faixa de Gaza que, em menos de três meses, já matou mais de 22 mil pessoas.
Dezenas de campus no país foram palco dos protestos estudantis, entre eles de universidades prestigiadas mundialmente, como Harvard, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Berkeley, na Califórnia, e a Universidade da Pensilvânia.
A principal diferença notada em relação aos anos 1960 é a diversidade dos povos presentes no espaço universitário. Conforme publicado pelo jornal El País, esses estudantes simpatizam com a luta palestina, pois a relacionam como um movimento de resistência ao colonialismo.

"Vimos estudantes liderarem as nossas comunidades em todo o país. Mesmo apesar das tentativas de silenciá-los, os estudantes continuam a organizar-se e a falar em apoio a um cessar-fogo imediato e a uma Palestina livre. Apoiamos orgulhosamente o seu trabalho", disse ao diário um porta-voz da campanha dos Estados Unidos pelos direitos palestinos.

Outro fator descrito pela mídia, citando o escritor palestino-libanês Joey Ayub, sobre a identificação dos estudantes com a causa palestina, é o fato de jovens americanos estarem mais propensos a conceituar a causa palestina como uma questão irmã da luta pela justiça racial.
Em 2014, estudantes norte-americanos e ativistas pró-Palestina estiveram juntos quando um homem negro desarmado foi morto pela polícia dos EUA. O fato levou milhares de pessoas às ruas durante vários dias em Ferguson. "Nove anos depois, na Universidade da Califórnia e em outros lugares, os estudantes negros e latinos são a vanguarda do movimento em prol dos palestinos", assimilou o jornal.
Manifestantes bloquearam acesso de aeroportos nos Estados Unidos - Sputnik Brasil, 1920, 28.12.2023
Panorama internacional
Protestos pró-Palestina interrompem acesso aos aeroportos de Nova York e Los Angeles
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала