- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Pelo menos 200 judeus são presos pela polícia dos EUA em protesto de apoio à Palestina (VÍDEOS)

© AFP 2023 / KENA BETANCURPoliciais de Nova York prendem centenas manifestantes judeus que protestavam na Estação Grand Central, em Nova York, pelo cessar fogo do conflito entre Israel e Palestina, em 27 de outubro de 2023
Policiais de Nova York prendem centenas manifestantes judeus que protestavam na Estação Grand Central, em Nova York, pelo cessar fogo do conflito entre Israel e Palestina, em 27 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 28.10.2023
Nos siga no
Centenas de pessoas foram presas nesta sexta-feira (27), após a polícia acabar com um grande protesto na Estação Grand Central, em Nova York. A manifestação, em apoio a Gaza, foi convocada pelo grupo judeu Jewish Voice for Peace.
Segundo informações do Departamento de Polícia de Nova York, pelo menos 200 pessoas foram presas.
Já os organizadores afirmam que o número está mais perto de 300.
O protesto foi convocado pela unidade de Nova York da organização não governamental Jewish Voice for Peace.
A ONG afirmou que milhares de seus membros compareceram ao protesto, e que esta foi "a maior desobediência civil que a cidade de Nova York viu nos últimos 20 anos".
O grupo já havia realizado outro protesto em Washington duas semanas atrás, onde outras centenas de manifestantes também foram presos.
Vídeos do local mostram uma grande aglomeração de pessoas no terminal ferroviário e metroviário.
A grande maioria utiliza camisas com frases como "Not in our name" e "Jews say cease fire now" ("Não em nosso nome" e "Judeus pedem por um cessar-fogo já", em tradução livre). As imagens também mostram faixas e cartazes com os dizeres "Os palestinos deveriam ser livres" e "Lamentar os mortos, lutar desesperadamente pelos vivos".
Outros vídeos mostram dezenas de manifestantes em filas, sendo algemados e detidos pelas forças policiais da cidade.
A manifestação foi iniciada com o acender de velas de Shabat e a recitação de uma oração judaica dedicada aos mortos, conhecida como Kadish.
"Embora o Shabat seja tipicamente um dia de descanso, não podemos nos dar ao luxo de descansar enquanto o genocídio se desenrola em nossos nomes", disse o rabino May Ye, em um comunicado divulgado pelos organizadores.
"As vidas dos palestinos e dos israelenses estão interligadas e a segurança só pode vir da justiça, da igualdade e da liberdade para todos", disse o rabino.
Bombardeios intensos registrados em Gaza durante a noite, com cidade sem luz, em 27 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 27.10.2023
Panorama internacional
'ONU não tem legitimidade ou relevância', diz embaixador de Israel; país rejeita cessar-fogo
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала