- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

FDI anunciam suspensão temporária da atividade militar em bairro no sul de Gaza

© AFP 2023 / Said KhatibUm homem palestino caminha entre os escombros após o bombardeio israelense em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, 14 de dezembro de 2023
Um homem palestino caminha entre os escombros após o bombardeio israelense em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, 14 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 31.12.2023
Nos siga no
As Forças de Defesa de Israel (FDI) anunciaram que suspenderam a atividade militar em um bairro da cidade de Rafah, localizada no sul da Faixa de Gaza, perto da fronteira com o Egito, para fins humanitários até as 09h00 de Brasília deste domingo (31).
"Uma suspensão tática local e temporária da atividade militar para fins humanitários ocorrerá no bairro de Al Junaynah, em Rafah, das 10h00 às 14h00, horário local [05h00 às 09h00 no horário de Brasília]", disse o porta-voz das FDI, Avichay Adraee, no X (anteriormente Twitter).
Os militares israelenses também instaram novamente os residentes do norte de Gaza a se mudar para abrigos na área da cidade de Deir al Balah, no centro de Gaza. No entanto, o The New York Times noticiou em meados de dezembro que as ordens de evacuação israelenses eram por vezes contraditórias e não alcançavam todos os residentes do enclave.
No dia 7 de outubro, o movimento palestino Hamas lançou um ataque de foguetes em grande escala contra Israel a partir da Faixa de Gaza, enquanto os seus combatentes violavam a fronteira, abrindo fogo contra militares e civis. Como resultado, mais de 1.200 pessoas em Israel foram mortas e cerca de 240 foram raptadas. Israel lançou ataques retaliatórios, ordenou um bloqueio total de Gaza e lançou uma incursão terrestre no enclave palestino com o objetivo declarado de eliminar os combatentes do Hamas e resgatar os reféns. Mais de 21.800 pessoas foram mortas até agora em Gaza como resultado de ataques israelenses, segundo as autoridades locais.
No dia 24 de novembro, o Catar mediou um acordo entre Israel e o Hamas para uma trégua temporária e a troca de alguns dos prisioneiros e reféns, bem como a entrega de ajuda humanitária à Faixa de Gaza. O cessar-fogo foi prorrogado várias vezes e expirou em 1º de dezembro.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, participa de reunião com o presidente russo, Vladimir Putin, no Kremlin, em Moscou, na Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 30.12.2023
Panorama internacional
Netanyahu: ações militares em Gaza continuarão por muitos meses
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала