- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Produção industrial de lítio na Rússia será alavancada em 2024 com grandes projetos

© AFP 2023 / Aizar RaldesAmostras de carbonato de lítio extraídas da salina de Uyuni no laboratório da planta piloto Llipi em Uyuni, ao sul de La Paz, 17 de agosto de 2015
Amostras de carbonato de lítio extraídas da salina de Uyuni no laboratório da planta piloto Llipi em Uyuni, ao sul de La Paz, 17 de agosto de 2015 - Sputnik Brasil, 1920, 27.12.2023
Nos siga no
As empresas que operam duas das maiores reservas do lítio russo vão começar a extrair o mineral em 2024, segundo comunicado da entidade nacional que gerencia as jazidas, a Rosnedra.
O chefe da instituição, Yevgeny Petrov, disse em coletiva de imprensa que no início deste ano foram licitados os campos de lítio de Kovykta, localizados no leste, e Polmostundrovskoe, a noroeste do território russo.
"As empresas avançaram rapidamente, a tal ponto que no próximo ano [2024] começarão a extração industrial de forma experimental", sinalizou o chefe.
Petrov percebeu que a prospecção geológica avançava de maneira intensa até o limite de suas capacidades.
O campo de Kovykta, no qual a empresa Gazprom extrai gás natural, abriga salinas com acúmulos significativos de lítio.
A Gazprom se aliou, em fevereiro de 2022, à petroleira Irkutsk Oil para explorar o lítio das salinas de Kovykta.
Javier Milei sorri ao participar de uma sessão conjunta do Congresso para declarar oficialmente ele e seu companheiro de chapa vencedores do segundo turno da eleição presidencial, em Buenos Aires. Argentina,  29 de novmebro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 24.12.2023
Panorama internacional
Presidente argentino diz que Elon Musk e EUA estão interessados nas reservas de lítio do país
Em fevereiro deste ano, a empresa Arctic Lithium recebeu o campo Polmostundrovskoe com capacidade projetada de 20.000 toneladas de lítio até 2026.
Nesse mesmo mês, a Polar Lithium, joint venture entre os grupos Rosatom e Nornickel, conquistou o campo Kolmozerskoe, localizado na região de Murmansk.
De acordo com um relatório do Ministério da Indústria e Comércio da Rússia, o projeto Kolmozerskoe vai produzir até 45 mil toneladas de matéria-prima de lítio anualmente, atingindo a capacidade projetada em 2030.
Kolmozerskoe é a maior jazida de "ouro branco" da Rússia, com mais de 152 mil toneladas de hidróxido de lítio, 18,9% das reservas totais.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала