- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

MRE russo: mísseis Patriot do Japão aos EUA podem 'reduzir segurança global' e 'ir parar na Ucrânia'

© AFP 2023 / Jonathan NackstrandSistema de defesa antiaérea Patriot
Sistema de defesa antiaérea Patriot - Sputnik Brasil, 1920, 27.12.2023
Nos siga no
Para Moscou, a alteração feita na legislação japonesa para poder revender mísseis aos EUA mostra uma "remilitarização acelerada do Japão", com a Rússia não descartando que os mísseis possam ser enviados de Washington para Ucrânia.
Nesta quarta-feira (27), a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse que a aprovação do Japão para transferência de mísseis interceptadores Patriot para os Estados Unidos terá consequências negativas para a segurança global e regional.
"A administração [do primeiro-ministro Fumio] Kishida reafirmou mais uma vez o seu rumo de desmantelar consistentemente as disposições pacifistas da Constituição do país no pós-guerra. Junto à remilitarização acelerada do Japão, isto terá consequências negativas tangíveis para a segurança global e regional", disse Zakharova em um briefing.
Na semana passada, a Casa Branca confirmou a decisão das autoridades japonesas de transferir mísseis Patriot para os Estados Unidos, dizendo que isso contribuiria para melhorar a segurança e a paz do Japão na região do Indo-Pacífico.
Soldados das Forças de Autodefesa do Japão perto do sistema de defesa antimíssil Patriot, Tóquio, Japão - Sputnik Brasil, 1920, 22.12.2023
Panorama internacional
Japão altera legislação e permite venda de sistema Patriot aos EUA para repor estoque americano
No entanto, a mídia japonesa ventilou que os mísseis serviriam para renovar o estoque norte-americano defasado pelo constante envio de armas para Ucrânia.
Zakharova acrescentou que a decisão de transferir os mísseis serviu principalmente aos interesses de Tóquio, aliada dos EUA.
"Neste caso, o lado japonês não está apenas a ultrapassar os seus próprios princípios, mas, em essência, está a perder em grande parte o controle sobre as armas que Washington poderá agora, literalmente, gerir como quiser", disse a diplomata.
A representante da chancelaria russa também afirmou que Moscou não descartou a possibilidade de os Patriot acabarem na Ucrânia.
"A este respeito, gostaríamos de alertar que se os mísseis japoneses caírem nas mãos das Forças Armadas ucranianas, tais ações serão vistas como claramente hostis pela Federação da Rússia e implicarão as consequências mais graves para o Japão no contexto da cooperação das relações bilaterais", complementou.
Míssil Padrão 6 (SM-6) - Sputnik Brasil, 1920, 09.12.2023
Panorama internacional
Japão deve desenvolver armas nucleares, já que 'guarda-chuva dos EUA está desgastado', diz revista
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала