- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Premiação da RT anuncia vencedores das melhores reportagens em zona de conflito de 2023

© Sputnik / Yevgeny BiatovLogotipo da RT em Moscou, em 28 de janeiro de 2015
Logotipo da RT em Moscou, em 28 de janeiro de 2015 - Sputnik Brasil, 1920, 25.12.2023
Nos siga no
Lançada em 2018, premiação homenageia jornalistas por coberturas que jogam luz sobre as complexidades e ramificações do conflito armado.
Concedido pela rede de televisão RT, o prêmio Khaled Alkhateb International Memorial Awards anunciou os vencedores das melhores reportagens em zona de conflito de 2023.
A prêmiação homenageia o bravo trabalho dos profissionais e organizações de mídia que se esforçam para lançar luz sobre as complexidades e ramificações da guerra e do conflito armado. Cada jornalista premiado receberá uma quantia de 200 mil rublos (cerca de R$ 10.650).
De acordo com o júri, os vencedores deste ano nas quatro categorias analisadas foram:
1.
Melhor reportagem em uma zona de conflito (vídeo): Ghazi Al-Aloul, do canal de televisão jordaniano Roya, por uma série de reportagens sobre a devastação em Gaza causada pela guerra. A série, intitulada "Consequências de Gaza", destaca os desafios impostos pelo deslocamento forçado, os ataques a civis e o desastre no sistema de saúde.
2.
Melhor reportagem em uma zona de conflito (texto): Sergei Prudnikov, do jornal russo Izvestiya. Ele destacou-se na categoria pela série de artigos de Donbass que oferecem uma perspectiva única sobre os desafios enfrentados pelos civis.
3.
Melhor reportagem de jornalismo humanitário (vídeo): Sebastian Salgado, do site de notícias argentino Data Urgente, por sua série de documentários "Tango de Libertad en Lugansk" ("Tango da Liberdade em Lugansk", em tradução livre) que filmou em agosto de 2022. O documentário lança luz sobre lutas cotidianas das pessoas nas regiões das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk (RPD e RPL), que têm vivenciado confrontos desde 2014.
4.
Melhor reportagem de jornalismo humanitário (texto): Sara Salloum, do canal de notícias libanês Al Mayadeen English. O seu artigo, intitulado "As armas silenciaram", explora os diversos desafios enfrentados na Síria devastada pela guerra, desde a desnutrição e o trabalho infantil até às dificuldades monetárias decorrentes dos bloqueios econômicos.
Realizada pela primeira vez em 2018, a premiação é uma homenagem ao correspondente de guerra da RT árabe Khaled Alkhateb, que morreu em 2017, enquanto fazia reportagens nas linhas de frente na Síria.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала