- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

MRE da Rússia comenta 'as tentativas do Ocidente coletivo' de 'titubear' situação na Sérvia

© Sputnik / Natalia SeliverstovaPrédio do Ministério das Relações Exteriores russo em Moscou, Rússia, foto publicada em 7 de agosto de 2022
Prédio do Ministério das Relações Exteriores russo em Moscou, Rússia, foto publicada em 7 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 25.12.2023
Nos siga no
A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores acusou os países ocidentais de estar influenciando a situação na Sérvia para mudar os resultados das últimas eleições.
O Ocidente está por trás dos tumultos em Belgrado, Sérvia, disse a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores, à Sputnik.
"São óbvias as tentativas do Ocidente coletivo de titubear a situação no país usando as técnicas dos 'golpes de Maidan'", disse Maria Zakharova, em referência aos eventos de agitação civil de Euromaidan na Ucrânia em 2013-2014, que resultaram em grande violência e um golpe de Estado pró-ocidental.
Zakharova sublinhou que a única resposta possível à situação é a adesão estrita à Constituição e o respeito à escolha do povo sérvio, que votou pelos interesses nacionais.
Os partidários do bloco de oposição Sérvia Contra a Violência, que discordam dos resultados das eleições de 17 de dezembro, ocuparam os degraus em frente ao prédio da administração da capital Belgrado e bloquearam a rua adjacente. Os manifestantes quebraram janelas, jogaram pedaços de pedra nas portas e janelas do prédio, tentaram o invadir, e a polícia disparou gás lacrimogêneo.
Nesta última noite, as forças de segurança dispersaram os manifestantes em poucos minutos, limparam a praça e montaram um cordão de isolamento.
Aleksandar Vucic, presidente da Sérvia, disse que dois policiais ficaram gravemente feridos e mais de 35 manifestantes foram detidos. Em um discurso à nação, ele declarou que os protestos em Belgrado são uma tentativa de privar a Sérvia de sua independência e soberania. Ele agradeceu aos serviços especiais dos países parceiros, que, segundo ele, alertaram as autoridades sérvias sobre as ações que estavam por vir.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала