- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Tentativa de Maidan', diz primeira-ministra da Sérvia sobre protestos em Belgrado

© AP Photo / Darko VojinovicA primeira-ministra sérvia Ana Brnabic durante coletiva de imprensa no Palácio da Sérvia em Belgrado, Sérvia, 29 de junho de 2022
A primeira-ministra sérvia Ana Brnabic durante coletiva de imprensa no Palácio da Sérvia em Belgrado, Sérvia, 29 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 24.12.2023
Nos siga no
Comentando os recentes protestos contra o resultado eleitoral na Sérvia, a atual primeira-ministra do país, Ana Brnabic, afirmou que os motins são "uma tentativa de Maidan", comparando o clima político de seu país ao golpe de Estado na Ucrânia que viu a ascensão de governos russofóbicos no país.
Brnabic afirmou também que o governo sérvio recebeu alertas de Moscou sobre possíveis distúrbios que atingiram a capital Belgrado. Neste domingo (24), em que apoiadores da oposição tentaram invadir o prédio da administração municipal.
"Tivemos informações dos serviços que alertaram sobre isto. Em primeiro lugar, o serviço de segurança russo também nos forneceu essa informação", disse, durante entrevista ao programa 'Hit Tvit' do canal local TV Pink.
Protesto na praça Maidan em Kiev, 22 de fevereiro de 2014 - Sputnik Brasil, 1920, 21.11.2023
Panorama internacional
'Com um pé no abismo': o que a Ucrânia obteve 10 anos após o golpe de Euromaidan?
Há anos a Sérvia vive um clima de tensões políticas. Desde que o o Partido Progressista Sérvio (SNS, em sérvio) chegou ao poder, em 2012, eleições parlamentares tem ocorrido em média a cada dois anos, enquanto um mandado completo na Sérvia é de quatro anos.
Brnabic lembrou também que alertou durante a campanha eleitoral sobre o crescimento de discurso de ódio e da violência. "Avisei que eles [a oposição] não se preocupam com a campanha e os resultados eleitorais, mas que sua única intenção é a desestabilização violenta da Sérvia", disse.
Realizada no domingo passado (17), as eleições sérvias culminaram com o triunfo da coligação do presidente sérvio, Aleksandar Vucic, com seu partido SNS obtendo 47% dos votos, enquanto a coalizão opositora, Sérvia Sem Violência (SPN, em sérvio), obteve 27% dos votos.
O presidente sérvio Aleksandar Vucic, em 6 de outubro de 2022, durante primeira reunião da Comunidade Política Europeia em Praga - Sputnik Brasil, 1920, 24.12.2023
Panorama internacional
Manifestantes contrários à eleição de Vucic tentam invadir prefeitura de Belgrado, na Sérvia (VÍDEO)
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала