- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Lula enxerga 2024 como ano de 'colheita', critica discurso de ódio e apela por união

© flickr.com / Ricardo StuckertPresidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia do Dia do Exército, na Concha Acústica, Quartel-General do Exército, Brasília - DF em 19 de abril de 2023
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia do Dia do Exército, na Concha Acústica, Quartel-General do Exército, Brasília - DF em 19 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.12.2023
Nos siga no
Em pronunciamento de Natal transmitido em rede nacional de rádio e TV neste domingo (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou as conquistas do governo nos primeiros 12 meses de seu mandato, apontando para um 2024 que vislumbra como um "ano de colheita generosa".
Ele enfatizou as "sementes" plantadas ao longo do ano de 2023, descrevendo-o como um período de plantio e reconstrução, conforme antecipado anteriormente.
O petista destacou medidas significativas, incluindo a aprovação no Congresso da reforma tributária e da taxação dos fundos exclusivos, que, segundo o governo, dinamizarão a economia e aprimorarão a arrecadação.
O presidente também abordou programas sociais, como a retomada do Bolsa Família e investimentos no Farmácia Popular. Entre as iniciativas mencionadas, está o programa Desenrola, que ofereceu descontos de até 98% na renegociação de dívidas da população.
Protesto contra as tarifas abusivas de energia elétrica na agência da ENEL Distribuição São Paulo - Sputnik Brasil, 1920, 22.12.2023
Notícias do Brasil
'Os pobres pagam quase 3 vezes mais', critica Lula sobre os preços de energia no Brasil
Na esfera da segurança pública, tema frequentemente explorado pela oposição, Lula declarou que houve aumento nos investimentos em saúde e educação, além de um apoio ativo aos estados no combate ao crime organizado. Ele destacou a apreensão de R$ 6 bilhões em bens do narcotráfico, incluindo dinheiro vivo, propriedades de luxo, automóveis e aeronaves.
O presidente não deixou de abordar os atos ocorridos em 8 de janeiro, uma semana após sua posse, que resultaram em invasões e depredações nas sedes dos Três Poderes.
Lula argumentou que essas ações, longe de enfraquecerem a democracia, a fortaleceram, mas reconheceu a necessidade de restaurar a paz e a união entre amigos e familiares divididos por questões políticas.
O presidente também defendeu o combate às fake news e aos discursos de ódio, enfatizando a importância de valorizar a verdade e promover o diálogo entre as pessoas. Ele ressaltou a necessidade de responsabilizar tanto os disseminadores de informações falsas quanto as empresas responsáveis pelas redes sociais.
População brasileira - Sputnik Brasil, 1920, 22.12.2023
Notícias do Brasil
IBGE: pela 1ª vez, pardos são o maior grupo racial do Brasil
Ao apresentar números positivos de seu governo, Lula destacou a redução de 68% no desmatamento na Amazônia em novembro, o crescimento do PIB, que deve superar as expectativas iniciais, e a criação de 2 milhões de empregos com carteira assinada.
No cenário internacional, o presidente afirmou que o Brasil "voltou a ter um governo de verdade", sendo ouvido nos fóruns internacionais sobre temas como combate a fome, desigualdade, busca pela paz e enfrentamento da emergência climática.
O pronunciamento de Lula encerrou-se com um apelo à união nacional, expressando seu desejo de que "o Brasil abrace o Brasil" neste fim de ano. O discurso teve a duração de 5 minutos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала