- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Batalha perdida: EUA e OTAN não nutrem arrependimentos sobre conflito na Ucrânia, diz analista

© AFP 2023 / Ludovic MarinO presidente dos EUA, Joe Biden (à esquerda), o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Jens Stoltenberg (ao centro), e o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, conversam antes de reunião sobre a Ucrânia, em Vilnius, Lituânia, em 12 de julho de 2023
O presidente dos EUA, Joe Biden (à esquerda), o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Jens Stoltenberg (ao centro), e o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, conversam antes de reunião sobre a Ucrânia, em Vilnius, Lituânia, em 12 de julho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 19.12.2023
Nos siga no
Um dos aspectos enigmáticos da política internacional é que países grandes e militarmente superiores têm sistematicamente perdido guerras em países menores ao longo dos últimos 50 anos, do Vietnã à Ucrânia.
De acordo com um artigo do jornalista e analista Jan Oberg, publicado pelo Global Times (GT), "perder" para os EUA significa uma derrota militar, ser forçado a sair, perder a luta pelos corações e mentes das pessoas, e enfrentar o fiasco quando se trata de alcançar os nobres motivos professados, como a introdução dos direitos humanos, a democracia, a liberdade ou a libertação das mulheres. E dados os enormes custos humanos, especialmente no Oriente Médio, a "Guerra Global ao Terror" dos EUA desde o 11 de Setembro de 2001 é também um desastre intelectual e moral.
Os EUA — de longe os maiores gastadores militares do mundo, uma potência intervencionista, belicosa, ocupante, construtor ávido por bases globais e com a política externa mais militarizada do planeta — estão em uma classe própria, e, de acordo com a mídia, isto também se reflete em perder guerras, argumenta Oberg.
"Até agora, Washington está perdendo rapidamente legitimidade, relevância e credibilidade aos olhos da maior parte do mundo fora dos EUA/OTAN/UE/ANPO/AUKUS. Em primeiro lugar, todas estas aventuras militaristas imperiais foram lamentavelmente anti-intelectuais e imbuídas da arrogância do poder, de elementos de racismo e de prepotência. Em segundo lugar, depois de fiascos e derrotas bastante previsíveis — como no Iraque — chega um momento em que a propaganda, as operações psicológicas [PSYOPS, na sigla em inglês], a influência dos meios de comunicação social e a projeção psicopolítica já não funcionam", destacou ele.
Em seu artigo, o analista afirma que chega um momento em que mesmo os maiores gastadores militares e a economia não conseguem financiar o seu vício em armas e os seus arsenais de armas e munições secam.

"A isso chamamos de extensão excessiva e diminuição da legitimidade aos olhos dos outros, chamamos militarismo até a morte e está se transformando no declínio imperial e sua eventual queda. Nenhum império durou para sempre e o do mundo EUA/OTAN será o último. Ninguém é tão tolo em acreditar que, em um mundo incrivelmente diverso, todos os outros aceitariam um jogador como o sistema dominante e moldariam os outros à sua própria imagem. Os tempos missionários são coisa do passado", afirmou.

Oberg sugere que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) se estabeleceu em Kiev imediatamente após o país se tornar independente e que este declarou, em 2008, que se tornaria membro da aliança. "Foi uma violação grosseira das promessas indiscutivelmente feitas ao último presidente soviético, Mikhail Gorbachev, mas tal era o sentimento unipolar de que podemos fazer o que quisermos".
Artilheiros das Forças Armadas da Rússia disparam contra posições das Forças Armadas da Ucrânia com obuseiros rebocados Msta-B de 152 mm das unidades de artilharia do Distrito Militar Central, na direção de Krasny Liman, durante operação militar especial, foto publicada em 18 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 19.12.2023
Panorama internacional
Mídia explica por que a Ucrânia enfrenta um destino que o Ocidente tentou tanto evitar
De forma intransigente, a OTAN se recusou a ouvir as legítimas preocupações de segurança da Rússia e também não se importou com o fato de haver apenas uma pequena minoria entre o povo ucraniano a favor da adesão. Em vez disso, lembra Oberg, bastava uma mudança de regime em Kiev: instalar uma liderança pró-Ocidente, lhe pagar bem e fazer uma oferta que não pudesse recusar para que integrasse a aliança em constante expansão.
"A Rússia então bateu o pé no chão e o insulto teve de ser acrescentado à injúria: 'Nós vamos te ajudar, Ucrânia, durante o tempo que for necessário para vencer a nossa guerra contra a Rússia e 'enfraquecê-la'; você estará coberta durante todo o caminho, apenas lute por nós até o último ucraniano", sugeriu o analista.
Assim, de acordo com ele, após a expansão, a proposta, a militarização e a guerra por procuração — mas nenhuma adesão à OTAN, o que enviaria tropas da Aliança Atlântica para solo ucraniano e custaria suas vidas — agora vem a fase do abandono e a Ucrânia na linha da desolação a ser corrigida por uma União Europeia (UE) vacilante.
Neste sentido, Oberg afirma que o conflito Israel-Hamas é útil. A atenção política e midiática sobre a Ucrânia diminuiu significativamente, enquanto a contraofensiva da Ucrânia estagnou e os conflitos internos em Kiev aceleraram.
"O jogo de culpa da OTAN começou. [...] Obviamente, ninguém quer ser associado a tal fiasco político, econômico, militar, jurídico e moral. Não os líderes dos EUA e da OTAN, que, de uma perspectiva histórica, provocaram [o início deste conflito], em vez de o admitirem, continuaram o estimulando e agora abandonando", disse o analista.
O cruzador de mísseis guiados da classe Ticonderoga USS Chancellorsville (CG 62) transita pelo estreito de Taiwan, foto disponibilizada pela Marinha dos EUA, 12 de novembro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 19.12.2023
Panorama internacional
Congressista: EUA esgotariam munições em 1 semana de conflito com a China por Taiwan
A UE não foi capaz de desenvolver as suas próprias políticas sobre o conflito na Ucrânia. Seguiu cegamente os EUA, instalou as sanções mais duras da história e isolou completamente da Europa o maior Estado europeu, a Rússia. A Suécia e a Finlândia se deixaram voluntariamente ser empurradas para a OTAN sem qualquer razão séria. Com a destruição dos gasodutos Nord Stream (Corrente do Norte), a maior destruição de infraestruturas já realizada.
"Agora, os depósitos de armas estão ficando esvaziados e, para dizer de forma grosseira, a União [Europeia] parece cada vez mais instável politicamente, ao mesmo tempo que atravessa a sua crise econômica mais profunda já vista. A situação econômica e política da Alemanha parece sombria. É provável que a área da UE também seja fortemente atingida pelas repercussões a longo prazo da violência no Oriente Médio."
Para o analista, a reação desordenada e instintiva da UE à operação militar especial da Rússia na Ucrânia impediu quaisquer análises das prováveis consequências a curto, médio e longo prazo destas medidas, que eram tão mal consideradas e irracionais como drásticas. A Rússia, por outro lado, vai sair deste atoleiro muito melhor do que a UE.
"Embora os EUA estejam comparativamente bem protegidos das consequências negativas das suas políticas, os seus aliados europeus não estão. Os encargos para a economia civil causados pela guerra, pelo militarismo, pelo tremendo rearmamento e pelos fluxos de refugiados — e, portanto, pelo esgotamento dos recursos urgentemente necessários para as infraestruturas europeias, as medidas relativas às alterações climáticas e os investimentos no bem-estar — pintam um quadro sombrio do futuro", concluiu Oberg.
Enquanto o Ocidente declina e implode – mais com um gemido do que com um estrondo – um cenário para a próxima década poderá muito bem conter a fragmentação e a possível dissolução da OTAN.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала