- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Avanços na tecnologia nuclear: países africanos planejam programas nacionais de reatores de pesquisa

© AFP 2023 / Jonathan NackstrandUm trabalhador está na sala de turbinas ligada ao OL3, o mais recente entre três reatores da usina nuclear. Olkiluoto, 2 de maio de 2023
Um trabalhador está na sala de turbinas ligada ao OL3, o mais recente entre três reatores da usina nuclear. Olkiluoto, 2 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 11.12.2023
Nos siga no
Nesta segunda-feira (11), especialistas nucleares deram início a uma reunião de oito dias em Nairóbi, capital do Quênia, para discutir maneiras de promover a pesquisa em tecnologia nuclear.
O fórum de reatores de pesquisa nuclear reuniu mais de 100 reguladores nucleares, agências de pesquisa e acadêmicos africanos para revisar formas de usar a ciência e a tecnologia no enfrentamento de desafios significativos, incluindo mudanças climáticas, segurança energética e questões de saúde.
Em seu discurso de abertura, o diretor-geral adjunto e chefe do Departamento de Energia Nuclear da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mikhail Chudakov, destacou que há mais de 200 reatores de pesquisa nuclear em operação em 53 países ao redor do mundo.
A usina nuclear de Goesgen é vista perto de Daeniken, Suíça, 13 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 12.11.2023
Panorama internacional
Em meio à crise energética no bloco europeu, Suíça revela plano de energia nuclear
Tais reatores desempenham um papel crucial em testes de materiais e na produção de radioisótopos para a medicina e a indústria.
"Na África, diversos países planejam implementar programas nacionais de reatores de pesquisa nuclear para aprimorar seus sistemas de saúde, produtividade industrial e agrícola", afirmou, citado pela Xinhua.
Ele observou que a AIEA oferece apoio abrangente aos Estados-membros no desenvolvimento de programas de reatores de pesquisa, incluindo assistência na construção de infraestrutura nuclear, o desafio mais significativo enfrentado por países que adotam a tecnologia nuclear pela primeira vez.
Submarino nuclear russo da classe Borei do projeto 955 - Sputnik Brasil, 1920, 11.12.2023
Putin participa da cerimônia de hasteamento de bandeiras em submarinos nucleares ímpares (VÍDEO)
O CEO interino da Agência de Energia Nuclear do Quênia (NuPEA, na sigla em inglês), Justus Wabuyabo, afirmou que o país implementa um projeto de reator de pesquisa nuclear seguindo a abordagem da AIEA, que representa desenvolvimento sequencial em três fases de 19 questões de infraestrutura.
Wabuyabo destacou que os reatores de pesquisa nuclear têm amplas aplicações em educação, treinamento, saúde, indústria e energia. "As principais utilizações previstas para os reatores de pesquisa nuclear incluem o aprimoramento das capacidades nacionais de pesquisa e desenvolvimento, melhoria e estímulo da competitividade industrial e estudo da estrutura de materiais para diversas aplicações."
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала