- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Banco do BRICS pode ajudar a financiar obras de infraestrutura prometidas por Lula, diz especialista

© AP Photo / Wu HongBandeiras dos países-membros do BRICS durante encontro de cúpula na China, em 4 de setembro de 2017 (foto de arquivo)
Bandeiras dos países-membros do BRICS durante encontro de cúpula na China, em 4 de setembro de 2017 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 10.01.2023
Nos siga no
Especiais
Especialista consultado pela Sputnik Brasil aponta que China é "grande fonte de recursos", principalmente em infraestrutura, e que há "novo potencial" de parcerias com Índia e Rússia.
O investimento em infraestrutura e a retomada de obras paradas pelo país é um dos principais e talvez o maior compromisso anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em seu terceiro mandato presidencial.
Já em sua primeira reunião ministerial, Lula falou que pretende correr o país para identificar obras paradas que precisam ser retomadas, bem como projetos de infraestrutura que precisam ser colocados em prática.
Porém o orçamento demasiadamente apertado herdado do governo anterior, que necessitou de uma ampla negociação para retirar parte das despesas do teto de gastos, torna esse compromisso algo difícil de cumprir caso não seja encontrada uma nova fonte de financiamento.
© Foto / Divulgação / Ricardo StuckertLula discursa na primeira reunião ministerial de seu governo. Brasília (DF), 6 de janeiro de 2022
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursa na primeira reunião ministerial de seu governo. Brasília (DF), 6 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.01.2023
Lula discursa na primeira reunião ministerial de seu governo. Brasília (DF), 6 de janeiro de 2022. Foto de arquivo
Nesse sentido, o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o chamado Banco do BRICS, pode ser de grande ajuda, como explica à Sputnik Brasil Carlos Eduardo Carvalho, professor do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas, programa interinstitucional tocado pela PUC-SP, pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Carvalho afirma que "além de reunir condições mais favoráveis, os recursos do NBD estão destinados mesmo a infraestrutura".
No entanto Carvalho destaca que os recursos não são muito fartos e que "talvez já tenham sido empenhados no período recente". Segundo ele, uma forma de ampliar os recursos seria incluir mais membros no agrupamento.

"O Brasil deve avaliar se apoia com mais ênfase as propostas de ampliação do grupo, com entrada de países associados e também de novos membros plenos, algo que é mais complexo, dadas as peculiaridades desse arranjo singular que funciona há mais de dez anos e desde então só admitiu um sócio novo, a África do Sul. Entre os candidatos vale notar que há países com grandes reservas cambiais e em busca de novos caminhos na diplomacia internacional, caso em especial da Arábia Saudita", afirmou o especialista.

Plataforma de petróleo (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 08.01.2023
Panorama internacional
'Petroyuan': importações de petróleo da China podem levar a uma nova ordem mundial de energia
Carvalho aponta que a China é "a grande fonte de recursos", principalmente em infraestrutura, lembrando que Pequim já tem investido na América Latina. "Certamente está interessada em avançar nas relações com o Brasil", acredita.
Além disso, o professor avalia novo potencial de parcerias com Índia e Rússia, dois países que voltaram a se aproximar após o início da operação militar russa na Ucrânia. De acordo com o especialista, ambos os países "têm setores de alta tecnologia muito relevantes e interesses grandes no Brasil".

"A Rússia tem a indústria militar e investe muito no seu agronegócio. A Índia tem importante setor de tecnologia de informação e de fármacos. Com os dois países, e também com a China, o Brasil pode e deve desenvolver projetos que atraiam investimentos em áreas de fronteira tecnológica que favoreçam o aprendizado e as parcerias com as empresas brasileiras", disse Carvalho.

O professor ressalta ainda que a Índia enfrenta o desafio de avançar em parcerias que gerem mais segurança "frente ao peso crescente da China" e que a Rússia pretende explorar relações que "escapem do cerco pelos Estados Unidos".
"O poder de barganha e negociação do Brasil é importante, desde que o país tenha políticas claras ligadas ao nosso próprio desenvolvimento e autonomia", indicou.
Centro comercial Vegas Crocus City em Moscou, Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 09.01.2023
Panorama internacional
Mais de 75% das empresas estrangeiras decidem ficar na Rússia

'Brasil pode fortalecer BRICS seguindo seus próprios interesses'

Carvalho afirma que os membros do BRICS mantêm a liberdade na defesa de seus interesses particulares e que o grupo só se manifesta de forma clara em pautas consideradas unânimes ou que não incomodem nenhum deles.

"É o caso do requerimento de Brasil e Índia para serem membros permanentes no Conselho de Segurança da ONU [Organização das Nações Unidas]", cita o professor. "O Brasil pode fortalecer o BRICS seguindo seus próprios interesses e procurando estabelecer cooperação com os demais membros."

© AP Photo / John MinchilloReunião do Conselho de Segurança da ONU em 28 de fevereiro de 2022
Reunião do Conselho de Segurança da ONU em 28 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 10.01.2023
Reunião do Conselho de Segurança da ONU em 28 de fevereiro de 2022. Foto de arquivo
Para além do BRICS, o especialista diz que o Brasil tem espaço para relacionamento com instituições como o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Segundo ele, o peso geopolítico e geoeconômico do Brasil se ampliou com a instabilidade internacional e os conflitos entre EUA e seus agora dois inimigos a combater e cercar, China e Rússia. O especialista avalia que atualmente o país atrai muito interesse também devido a pautas ecológicas e ameaças climáticas.
"Nossas dificuldades são internas, vale citar duas: dificuldades para elaborar projetos consistentes e convincentes, pois temos uma tradição de projetos mal elaborados, que acabam parados ou atrasados, com orçamentos inconsistentes; e temos demonstrado grande dificuldade para propor projetos de atração de ajuda e investimento que se articulem com projetos de desenvolvimento de nosso interesse", afirma, acrescentando que há grande disponibilidade de recursos de investidores privados em busca de negócios rentáveis.
Vidro do Palácio do Planalto quebrado após a invasão à sede do Executivo promovida por bolsonaristas radicais. Brasília (DF), 8 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.01.2023
Notícias do Brasil
Direita extremada fará do 3º mandato de Lula o mais difícil de todos, diz cientista política
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала