- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Militares acidentados no norte de Roraima não cumpriam função operacional, diz Exército (VÍDEO)

© Foto / Reprodução / Redes sociaisCaminhão do Exército do Brasil explode na fronteira com a Guiana, 8 de dezembro de 2023
Caminhão do Exército do Brasil explode na fronteira com a Guiana, 8 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 08.12.2023
Nos siga no
Um caminhão do Exército brasileiro tombou e explodiu na BR-401, rodovia que liga o Brasil e a Guiana através da ponte do rio Tacutu. Dois militares que estavam no veículo ficaram feridos. As causas do acidente ainda são desconhecidas.
Os dois foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros com ferimentos leves. "Após o acidente, os militares foram levados ao Posto Médico da Guarnição de Boa Vista e já receberam alta", afirmou o Comando Militar da Amazônia (CMA) em nota enviada à Sputnik Brasil.
Os militares estavam a caminho da cidade de Bonfim, que faz fronteira com a cidade de Lethem, na Guiana. As duas são ligadas através de uma ponte que passa por cima do rio Tacutu. "A viatura do Exército, envolvida no acidente, estava transportando dois militares em uma missão administrativa, ou seja, não operacional", disse o Exército.
Comandante do Comando Sul dos EUA (USSOUTHCOM), general Laura Richardson durante cerimônia de encerramento dos exercícios militares Tradewinds 23, realizados na Guiana e liderados pelos EUA, em 27 de julho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 07.12.2023
Panorama internacional
EUA farão exercícios militares em Essequibo com Exército da Guiana
"O Comando da 1ª Brigada de Infantaria de Selva tem prestado todo o apoio necessário na investigação dos fatos, que está sendo conduzida pela organização militar à qual os militares pertencem, através de um processo administrativo interno."
Vídeos do acidente foram compartilhados nas redes sociais.
A BR-401 é a única estrada que liga o Brasil e a Guiana.
Especula-se que ela poderia ser utilizada pela Venezuela para um eventual deslocamento de tropas à Guiana, no contexto da escalada entre os dois países por conta da disputa por Essequibo. Atualmente, não há estradas que ligam os dois países. Para isso, os militares teriam de entrar no território brasileiro através da cidade de Pacaraima, em Roraima, e seguir pela BR-174 até alguma das conexões entre as duas rodovias, seja por estradas estaduais ou na sua conexão em Boa Vista.
O norte do estado recebeu um aumento no efetivo militar nos últimos dias, após o aumento das tensões entre os outros dois países que compõem a tríplice fronteira.
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião privada com o presidente da República bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro, 29 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 08.12.2023
Notícias do Brasil
Brasil é chamado por Biden para mediar crise na fronteira entre Venezuela e Guiana
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала