- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Rússia pede à Venezuela e Guiana para conter ações em Essequibo que possam prejudicar os países

© Sputnik / Vitaly BelousovPrédio do Ministério das Relações Exteriores russo em Moscou, Rússia, foto publicada em 28 de março de 2023
Prédio do Ministério das Relações Exteriores russo em Moscou, Rússia, foto publicada em 28 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 08.12.2023
Nos siga no
Moscou está acompanhando a situação em Essequibo e insta os países a se absterem de quaisquer ações que possam prejudicar as partes, disse o Ministério das Relações Exteriores russo.
Nesta sexta-feira (8), a Rússia, através de sua representante oficial da chancelaria, Maria Zakharova, disse que Moscou "está monitorando de perto a situação na região de Essequibo, inclusive levando em consideração o referendo consultivo sobre o status deste território realizado na Venezuela em 3 de dezembro e as medidas legais tomadas após seus resultados".
"O plano das relações entre a Venezuela e a Guiana deve ser resolvido pautado na boa vizinhança, encontrando soluções pacíficas mutuamente aceitáveis, de acordo com o direito internacional e os acordos assinados entre as partes, bem como a legislação nacional vigente", disse Zakharova.
A representante disse que Moscou considera a redução das tensões na região uma prioridade.

"Na situação atual, consideramos uma prioridade reduzir as tensões e fortalecer a confiança nas relações entre Venezuela e Guiana. Instamos as partes a absterem-se de quaisquer ações que possam desequilibrar a situação e causar danos mútuos", acrescentou.

Há mais de cem anos que a Venezuela e a Guiana disputam o território de Essequibo. No último domingo (3), o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, realizou um referendo no qual mais de 10,5 milhões de cidadãos votaram "sim", apoiando o fato de que a região pertence a Caracas.
A reação da Guiana foi imediata com o presidente do país, Irfaan Ali, acionando o Conselho de Segurança das Nações Unidas e acrescentando que a "Força de Defesa da Guiana está em alerta máximo". O Conselho de Segurança terá uma reunião hoje (8) para tratar do assunto.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала