- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Mídia: Lula expressa irritação com Maduro entre aliados; general diz que Brasil não abrirá passagem

© AFP 2023 / Mauro PimentelO presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, participa de cerimônia de anúncios de investimentos no Brasil, Paraguai e Bolívia no segundo dia da cúpula do Mercosul no Rio de Janeiro. Brasil, 7 de dezembro de 2023
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, participa de cerimônia de anúncios de investimentos no Brasil, Paraguai e Bolívia no segundo dia da cúpula do Mercosul no Rio de Janeiro. Brasil, 7 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 08.12.2023
Nos siga no
Na visão de membros do governo ouvidos pelo O Globo, referendo sobre Essequibo feito pelo governo venezuelano é um gesto de "sobrevivência política" de Nicolás Maduro, no entanto, investida atrapalha estratégia lulista de liderança na América Latina.
Nas últimas semanas, a América do Sul está acompanhando a escalada entre Venezuela e Guiana na disputa por Essequibo. E, não só pela proximidade das fronteiras, como também pela liderança na região sul-americana, a disputa começa a "respingar" no Brasil.
De acordo com o jornal O Globo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não tem escondido de seus auxiliares mais próximos a irritação crescente com Nicolás Maduro diante da escalada da crise.
Para integrantes do primeiro escalão do governo Lula, ouvidos pelo jornal, Maduro apelou ao referendo e agora à ameaça de invasão da região em um gesto desesperado de "sobrevivência política". Ao mesmo tempo, na avaliação de ministros próximos ao presidente, o venezuelano atrapalha a estratégia lulista de exercer liderança sobre a América Latina, relata a mídia.
Ainda segundo o jornal, no governo Lula há ministros comparando a ofensiva de Maduro com a do argentino Leopoldo Galtieri, que arrastou a Argentina em uma guerra contra o Reino Unido pelo controle do arquipélago das Malvinas, em 1982. O conflito resultou na morte de 650 argentinos e a derrota para Buenos Aires.
Nicolás Maduro, presidente da Venezuela - Sputnik Brasil, 1920, 05.12.2023
Panorama internacional
Maduro reitera que Venezuela não reconhecerá jurisdição da CIJ na disputa por Essequibo
Na segunda-feira (4), após o resultado do referendo popular sobre o status de Essequibo, Maduro afirmou que a Venezuela vai "conseguir recuperar Essequibo", no entanto, emissários do governo brasileiro já avisaram que o Brasil não vai apoiar qualquer aventura na região.
Ontem (7), durante a Cúpula de chefes de Estado do Mercosul, Lula pediu "bom senso" a Caracas, acrescentando que o bloco "não pode ficar alheio" quanto a essa questão.

"Não queremos que esse tema contamine a retomada do processo de integração social […] o que nós não precisamos aqui na América do Sul é guerra", disse o presidente, conforme noticiado.

O Exército Brasileiro também se antecipou o envio de 60 militares e blindados para reforçar a segurança em Pacaraima — cidade de Roraima próxima à tríplice fronteira com Venezuela e Guiana.

"Ali fica a Serra de Pacaraima, ou monte Roraima, que dificulta qualquer ação terrestre da Venezuela sobre a Guiana. O acesso natural seria cruzando o território brasileiro no norte de Roraima, e isso o Brasil não vai permitir. Os meios militares na região de Roraima já foram reforçados, caracterizando que não se permitirá a violação do nosso território. Logo, há sim o risco de o Brasil ser arrastado para a crise", disse reservadamente à equipe da coluna um general com experiência na região.

Também na quinta-feira (7), a disputa ganhou mais um capítulo após os Estados Unidos anunciarem que farão exercícios militares com Exército da Guiana na região.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала