- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Lula diz que Mercosul não pode ficar 'alheio' à disputa entre Venezuela e Guiana por Essequibo

© Foto / Reprodução / CanalGovO presidente Luiz Inácio Lula da Silva dicursa durante evento da Cúpula do Mercosul, no Rio de Janeiro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva dicursa durante evento da Cúpula do Mercosul, no Rio de Janeiro - Sputnik Brasil, 1920, 07.12.2023
Nos siga no
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu nesta quinta-feira (7) "bom senso" à Venezuela e à Guiana na disputa territorial pela região de Essequibo. Ele também afirmou que o Mercosul "não pode ficar alheio" quanto a essa questão.
"Nós estamos acompanhando com crescente preocupação a questão de Essequibo", disse Lula em coletiva, durante a Cúpula de chefes de Estado do Mercosul, no Rio de Janeiro. "Não queremos que esse tema contamine a retomada do processo de integração social."
Lula também afirmou que o Brasil e o Itamaraty estão dispostos a sediar reuniões para ajudar a resolver a disputa. "Caso [seja] considerado útil, o Brasil e o Itamaraty vão sediar quantas reuniões forem necessárias."
"O que nós não precisamos aqui na América do Sul é guerra", disse o presidente brasileiro.
O ministro da Defesa do Brasil, José Múcio, afirmou anteriormente que o território do Brasil não será usado por tropas estrangeiras por conta da situação entre os países. A tríplice fronteira fica no estado de Roraima, que já teve reforço das Forças Armadas.
A disputa por Essequibo remonta ao século 19, quando a Venezuela e a Grã-Bretanha assinaram um tratado que delimitava as fronteiras entre os dois países. A Venezuela, no entanto, contesta o tratado e reivindica a soberania sobre a região.
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em 15 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 30.11.2023
Panorama internacional
Venezuela não aceitará 'colonialismo judicial' de Haia sobre Essequibo, diz Maduro
Lula disse que é importante que a disputa seja resolvida de forma pacífica. "A gente precisa encontrar uma solução pacífica para essa questão […]. A gente precisa encontrar uma solução que seja boa para os dois países."
O petista também disse que o Mercosul não pode ficar alheio à disputa. "O Mercosul não pode ficar alheio a essa questão", disse. "O Mercosul tem que ajudar a encontrar uma solução para essa questão."
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала