- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Lula enviará Mauro Vieira para representá-lo na posse de Milei

© AFP 2023 / Brendan SmialowskiJavier Milei. Buenos Aires, 19 de outubro de 2023
Javier Milei. Buenos Aires, 19 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 05.12.2023
Nos siga no
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai enviar o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para a posse de seu homólogo argentino, o recém-eleito Javier Milei, que acontecerá no próximo domingo (10).
O convite ao presidente foi oficialmente feito pela futura chanceler argentina, Diana Mondino, que fez uma visita-relâmpago ao Palácio do Planalto no último dia 26. Em sua breve estadia, a próxima ministra das Relações Exteriores da Argentina participou de uma reunião com Vieira e os embaixadores do Brasil em Buenos Aires, Julio Bitelli, e da Argentina em Brasília, Daniel Scioli.
Javier Milei após um discurso no Conselho das Américas, em Buenos Aires. Argentina, 24 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 30.11.2023
Panorama internacional
Carta a Lula prova que Milei sabe que se afastar do Brasil seria 'um tiro no pé', aponta cientista
Tradicionalmente, na diplomacia sul-americana, é costume que os presidentes brasileiros e argentinos estejam presentes nas posses um do outro. No entanto, a prática não é uma norma categórica e, no passado, houve situações em que isso não aconteceu.
Foi o caso de Jair Bolsonaro, que não esteve presente em 2019 na posse de Alberto Fernández. Na época, o ex-presidente enviou seu vice, Hamilton Mourão, para representá-lo. Por outro lado, a ex-presidente Dilma Rousseff deixou as diferenças ideológicas de lado e esteve presente na cerimônia de posse de Mauricio Macri, político de cunho liberal.
A situação de Lula, no entanto, é um pouco mais complicada. Durante sua campanha, Milei criticou diversas vezes o presidente brasileiro, chegando a chamá-lo de corrupto, além de afirmar que pretendia romper relações com o Brasil. Por conta disso, membros do governo federal passaram a apoiar abertamente Sergio Massa, rival de Milei nas eleições e ministro da Economia de Fernández.
'BRICS, Afuera!': como a vitória de Milei pode influenciar o peso do Brasil no grupo? - Sputnik Brasil, 1920, 28.11.2023
Panorama internacional
'BRICS, Afuera!': como a vitória de Milei pode influenciar o peso do Brasil no grupo?
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала