EUA vão implantar mísseis de alcance intermediário no Indo-Pacífico em 2024, revela mídia

CC BY 2.0 / Justin Owens / Míssil Tomahawk (imagem ilustrativa)
Míssil Tomahawk (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920, 03.12.2023
Nos siga no
O país norte-americano instalará mísseis Tomahawk e Standard Missile-6 na região, sendo afirmado que serão colocados em Guam, escreve a Nikkei Ásia.
As Forças Armadas dos EUA estão planejando implantar mísseis terrestres de alcance intermediário no Indo-Pacífico em 2024 para deter a China, informou no domingo (3) a revista japonesa Nikkei Asia, citando o porta-voz do Exército dos EUA no Pacífico.
Os Estados Unidos podem implantar versões terrestres do míssil de cruzeiro Tomahawk e do Standard Missile-6 (SM-6), com um alcance estimado de 500 km a 2.700 km, comunicou Rob Phillips. No entanto, ele não referiu o local e o momento exatos previstos para o destacamento.
Os mísseis devem ser capazes de atingir alvos no estreito de Taiwan, o mar do Sul da China, ou mesmo o território continental da República Popular da China.
Segundo Ankit Panda, pesquisador sênior do Fundo Carnegie para a Paz Internacional, o Exército dos EUA enviará os mísseis principalmente para o território não-incorporado americano de Guam, localizado no Pacífico Ocidental.
"Os aliados podem estar abertos a deslocamentos rotativos em situações de crise, mas isso depende muito da dinâmica política futura", detalhou ele.
Enquanto isso, Jennifer Kavanagh, membro sênior do Fundo Carnegie, deixou claro que a hipótese de as Filipinas abrigarem esses mísseis seria "um passo excessivo".
Da esquerda à direita, Richard Marles, vice-premiê e ministro da Defesa da Austrália; Lloyd Austin, secretário de Defesa dos EUA; e Grant Shapps, secretário de Defesa do Reino Unido, durante entrevista coletiva na Reunião Ministerial de Defesa do grupo AUKUS em Mountain View, Califórnia, EUA, 1º de dezembro - Sputnik Brasil, 1920, 02.12.2023
Panorama internacional
AUKUS aposta na IA para reforçar 'capacidades de guerra antissubmarina' no Indo-Pacífico
Ferdinand Marcos Jr. presidente das Filipinas, "deixou bem claro que os Estados Unidos não usarão as bases nas Filipinas para operações de ataque contra a China, como base para forças a serem usadas nessa capacidade ou como base de munições a serem usadas nessa capacidade", mencionou.
Esses seriam os primeiros mísseis de alcance intermediário na região desde o fim da Guerra Fria e o primeiro uso de mísseis de alcance intermediário pelos EUA desde que o país se retirou do Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (Tratado INF).
O tratado, assinado entre a União Soviética e os EUA em 1987, proibiu os países de desenvolver e possuir mísseis balísticos e de cruzeiro com alcance de 500 km a 5.500 km. Em 2019 Donald Trump, ex-presidente dos EUA (2017-2021), retirou o seu país do tratado.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала