EUA querem novo posto de comando da Força Espacial no Japão em outra corrida contra China

CC BY 2.0 / Carolyn Kaster / Bandeira do Comando Espacial dos EUA, recentemente transformado em Força Espacial
Bandeira do Comando Espacial dos EUA, recentemente transformado em Força Espacial  - Sputnik Brasil, 1920, 19.09.2023
Nos siga no
A Força Espacial dos EUA está planejando criar um novo posto de comando no Japão, que elevaria a corrida espacial com a China, indicaram especialistas ao jornal South China Morning Post.
O posto de comando no Japão será o terceiro no Indo-Pacífico após a criação dos postos no Havaí e na Coreia do Sul em 2022.
A mídia também indica que militares da Força Espacial americana já estariam estacionados no Japão.
A revelação surge poucos meses depois de a Força Espacial dos EUA e as Forças de Autodefesa Aérea do Japão iniciarem suas primeiras conversas na Base Aérea de Yokota, em Tóquio.
Especialistas militares chineses alertaram que um novo posto de comando no Japão alimentaria a corrida espacial entre a China e os EUA.

"Estes dois centros de comando espacial [na Coreia do Sul e no Japão], que cuidam da inteligência americana, comunicação e posicionamento dos satélites, não visam apenas as armas estratégicas mais poderosas da China, como mísseis balísticos intercontinentais e sistemas antissatélites, mas também ajudam a interferir nas operações" das forças chinesas, alertou Ni Lexiong, professor de Ciência Política e Direito na Universidade de Xangai.

Song Zhongpin, ex-instrutor do Exército de Libertação Popular (ELP) da China, afirmou que a criação de um posto de comando americano no Japão indica que o Pentágono está gradualmente implementando seu plano de guerra espacial.
Contudo, as ações do governo Biden servirão apenas para encorajar a militarização no espaço e provocar uma corrida espacial entre as potências.
Guarda de honra com bandeiras dos EUA e da Coreia do Sul - Sputnik Brasil, 1920, 14.12.2022
Panorama internacional
EUA criam unidade da Força Espacial na Coreia do Sul em meio a tensões com Pyongyang
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала