- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Filipinas abrem nova base no mar do Sul da China; Xi pede a Guarda Costeira que faça 'cumprir a lei'

© AFP 2023 / Jam Sta RosaO conselheiro de Segurança Nacional das Filipinas, Eduardo Año (terceiro da esquerda para a direita), aperta a mão do comandante da Guarda Costeira das Filipinas, Ronnie Gavan, após corte de fita na ilha Thitu, em 1º de dezembro de 2023
O conselheiro de Segurança Nacional das Filipinas, Eduardo Año (terceiro da esquerda para a direita), aperta a mão do comandante da Guarda Costeira das Filipinas, Ronnie Gavan, após corte de fita na ilha Thitu, em 1º de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 01.12.2023
Nos siga no
Manila inaugurou centro que terá radares para monitorar a atividade chinesa na região. Ao mesmo tempo, líder chinês pediu a Guarda Costeira para fazer cumprir a lei marítima e reprimir "atividades criminosas".
As Filipinas inauguraram uma nova base de monitoramento da sua Guarda Costeira nesta sexta-feira (1º), em uma ilha ocupada pelas forças filipinas no disputado mar do Sul da China, informa a agência AP News.
O conselheiro de Segurança Nacional, Eduardo Año, e outras autoridades filipinas voaram para a ilha Thitu em um avião da Força Aérea e lideraram uma cerimônia para inaugurar o recém-construído centro de dois andares, que terá radar e outros equipamentos para monitorar as ações chinesas em águas disputadas e outras ocorrências, incluindo acidentes marítimos.
© AFP 2023 / Jam Sta RosaA recém-inaugurada estação de monitoramento da Guarda Costeira das Filipinas na ilha Thitu, em 1º de dezembro de 2023
A recém-inaugurada estação de monitoramento da Guarda Costeira das Filipinas na ilha Thitu, em 1º de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 01.12.2023
A recém-inaugurada estação de monitoramento da Guarda Costeira das Filipinas na ilha Thitu, em 1º de dezembro de 2023
Manila também planeja expandir patrulhas conjuntas com os Estados Unidos e a Austrália para combater o "puro bullying" de Pequim nessas águas estratégicas. Año disse que as patrulhas conjuntas continuariam e poderiam se expandir para incluir outras nações, como o Japão, assim que o acordo de segurança que está sendo negociado por Tóquio e Manila fosse concluído.

"Estamos abertos a que países com ideias semelhantes se juntem como observadores ou participantes", disse Año.

Os confrontos em alto-mar entre navios chineses e filipinos se intensificaram este ano nas águas contestadas, alimentando temores de um conflito maior que poderia envolver os Estados Unidos. A China acusou Washington de se intrometer em uma disputa asiática e de semear a discórdia na região.
Barco civil (à direita) fretado pela Marinha das Filipinas se preparando para atracar para levar suprimentos ao navio filipino BRP Sierra Madre, onde fuzileiros navais do país estão destacados para fazer valer as reivindicações territoriais de Manila no disputado mar do Sul da China, 22 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.11.2023
Panorama internacional
Austrália e Filipinas começam patrulhas conjuntas no mar do Sul da China em meio a tensões regionais
Também nesta sexta-feira (1º), o presidente chinês, Xi Jinping, afirmou que a Guarda Costeira do país deve fazer cumprir a lei marítima e reprimir "atividades criminosas" para defender a soberania territorial da China.

"É necessário estabelecer e melhorar o mecanismo de coordenação e cooperação para a aplicação da lei marítima e reprimir severamente as atividades ilegais e criminosas no mar", disse Xi, segundo a Reuters.

O líder fez os comentários enquanto inspecionava por vídeo o escritório de comando da Guarda Costeira chinesa para a área do mar do Sul da China e o desempenho dos navios da Guarda Costeira.
O presidente declarou ainda que é necessário "realizar pragmaticamente intercâmbios e cooperação com países estrangeiros na aplicação da lei marítima e participar ativamente na governação marítima internacional e regional".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала