- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Filipinas assinam histórico acordo nuclear com Estados Unidos

© AFP 2023 / Frederic J. BrownO secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken (à direita), e o secretário de Energia das Filipinas, Raphael Lotilla, assinam papéis, com o presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr., de fundo, durante a edição 2023 da Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (APEC, na sigla em inglês), em São Francisco, Califórnia. EUA, 16 de novembro
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken (à direita), e o secretário de Energia das Filipinas, Raphael Lotilla, assinam papéis, com o presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr., de fundo, durante a edição 2023 da Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (APEC, na sigla em inglês), em São Francisco, Califórnia. EUA, 16 de novembro - Sputnik Brasil, 1920, 17.11.2023
Nos siga no
As negociações para o acordo começaram em novembro de 2022, e ao mesmo tempo está sendo discutida a possibilidade de se reativar uma central nuclear filipina.
Nesta sexta-feira (17), os Estados Unidos e as Filipinas assinaram um acordo histórico que permitirá a Washington exportar tecnologia e materiais nucleares para Manila.

"Os Estados Unidos poderão compartilhar equipamentos e materiais com as Filipinas enquanto trabalham para desenvolver pequenos reatores modulares e outras infraestruturas civis de energia nuclear", disse o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, citado pela agência Reuters.

Ainda é necessária a aprovação pelo Congresso norte-americano do acordo, que permitirá uma transferência pacífica de material, equipamento e informação nuclear, em conformidade com os requisitos de não proliferação.

"Vemos a energia nuclear tornar-se parte da matriz energética das Filipinas até 2032 e estamos mais do que felizes por prosseguir esse caminho com os Estados Unidos. A energia nuclear é uma área onde podemos mostrar que a aliança e parceria Filipinas-EUA realmente funciona", disse o presidente Ferdinand Marcos Jr. em um discurso na cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC, na sigla em inglês).

Manila pretende aproveitar a energia nuclear como uma fonte alternativa viável de energia de base, à medida que procura desativar as centrais a carvão para ajudar a cumprir os objetivos climáticos e aumentar a segurança energética.
Navio da Guarda Costeira da China (à direita) supostamente obstrui navio Malabrigo, da Guarda Costeira das Filipinas, perto do atol Second Thomas Shoal, no mar do Sul da China, 30 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 23.10.2023
Panorama internacional
Declaração dos EUA a favor das Filipinas no mar do Sul da China 'desconsiderou os fatos', diz Pequim
Tentativas anteriores de obter energia nuclear no país foram interrompidas por questões de segurança, mas o presidente discutiu a possibilidade de reativar uma central nuclear construída em resposta a uma crise energética durante o governo de seu pai, Ferdinand Marcos (1965-1986). Concluída em 1984, a usina nuclear de Bataan foi desativada dois anos depois.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала