- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Declaração dos EUA a favor das Filipinas no mar do Sul da China 'desconsiderou os fatos', diz Pequim

© AP Photo / Guarda Costeira das FilipinasNavio da Guarda Costeira da China (à direita) supostamente obstrui navio Malabrigo, da Guarda Costeira das Filipinas, perto do atol Second Thomas Shoal, no mar do Sul da China, 30 de junho de 2023
Navio da Guarda Costeira da China (à direita) supostamente obstrui navio Malabrigo, da Guarda Costeira das Filipinas, perto do atol Second Thomas Shoal, no mar do Sul da China, 30 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 23.10.2023
Nos siga no
A China criticou a postura das Filipinas e dos Estados Unidos quanto ao mais recente caso de disputa territorial no Second Thomas Shoal.
As Filipinas acusaram na segunda-feira (23) os navios da Guarda Costeira da China de colidirem "intencionalmente" com suas embarcações numa missão de reabastecimento de uma parte disputada do mar do Sul da China, escreve a agência britânica Reuters.
Os dois lados trocaram acusações sobre o incidente, com a China respondendo que os barcos filipinos "chocaram perigosamente" com as embarcações da Guarda Costeira e com "embarcações pesqueiras chinesas" que estavam no local.
Já na segunda-feira (23), a Embaixada da China em Manila disse que apresentou críticas severas às Filipinas sobre a "invasão" de suas embarcações, e instou o governo filipino a parar de "causar problemas e provocações" no mar e de manchar a reputação do país com "ataques infundados".
Também na segunda-feira (23), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) da China apontou que uma declaração dos Estados Unidos, na qual Washington defendeu as Filipinas sobre a coalizão, "desconsiderou os fatos".
Soldados filipinos participam de cerimônia de hasteamento de bandeira na Ilha Mavulis, Batanes, 29 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 11.08.2023
Panorama internacional
Filipinas planejam enviar reservistas ao mar do Sul da China para combater Pequim, diz Manila
O Departamento de Estado dos EUA disse que a Guarda Costeira chinesa havia "violado o direito internacional ao interferir intencionalmente no exercício da liberdade de navegação em alto mar das embarcações filipinas".
Comentando as declarações, Mao Ning, porta-voz do MRE da China, sublinhou na segunda-feira (23) aos repórteres que os Estados Unidos "emitiram uma declaração que viola o direito internacional, atacando e acusando infundadamente os direitos legítimos da China e as ações de aplicação da lei".
Mao garantiu que a área do Second Thomas Shoal, também conhecida como ilhas Spratly, sempre foi território da China.
"O recife de Renai é uma parte inseparável das ilhas Nansha, da China, em termos geográficos, econômicos, políticos e históricos."
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала