- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Filipinas voltam a reabastecer posto militar em navio encalhado no mar do Sul da China

© AP Photo / Aaron FavilaBarco de suprimentos filipino (no centro) manobra em torno de navios da Guarda Costeira chinesa, que tentaram bloquear seu caminho perto do Second Thomas Shoal, durante disputa no mar do Sul da China, em 22 de agosto de 2023
Barco de suprimentos filipino (no centro) manobra em torno de navios da Guarda Costeira chinesa, que tentaram bloquear seu caminho perto do Second Thomas Shoal, durante disputa no mar do Sul da China, em 22 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.09.2023
Nos siga no
As forças navais filipinas navegaram até o Second Thomas Shoal, enfrentando pelo caminho embarcações da Guarda Costeira e da milicia marítima da China, que contestam a posição territorial das Filipinas.
As Filipinas concluíram uma nova missão de abastecimento para as tropas estacionadas em um navio encalhado na Segunda Guerra Mundial localizado no mar do Sul da China, com novos incidentes envolvendo as forças chinesas, informou no sábado (9) a agência britânica Reuters.
A mídia, que implantou um número indeterminado de repórteres em uma das embarcações da Guarda Costeira das Filipinas, detalhou que elas navegaram para o Second Thomas Shoal, o local do posto militar, e que a Guarda Costeira chinesa e as embarcações da milícia marítima tentaram perseguir o contingente filipino e impedir que ele chegasse ao seu destino, bloqueando o caminho e se aproximando fortemente dos navios das Filipinas.
"Sempre nos deparamos com manobras perigosas, atividades de sombra e bloqueios, não apenas das embarcações da Guarda Costeira da China, mas também das embarcações da milícia chinesa", comentou Emmanuel Dangate, comandante da Guarda Costeira das Filipinas, aos repórteres após a missão.
"É imperativo que os suprimentos sejam entregues à BRP Sierra Madre para apoiar nossos soldados destacados lá", acrescentou Dangate.
Barcos de abastecimento das Filipinas (à direita) são escoltados pelo BRP Sindangan, da Guarda Costeira filipina (à esquerda) enquanto navios da Guarda Costeira da China (fora da foto) tentam bloqueá-los no Second Thomas Shoal, local disputado no mar do Sul da China, durante missão de rotação e reabastecimento em 22 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 24.08.2023
Panorama internacional
Filipinas abastecem posto militar em área disputada apesar da presença de navios da China
As Filipinas encalharam intencionalmente o navio de guerra em 1999 em uma tentativa de reivindicar soberania sobre o local. Manila afirma que a zona está dentro de sua zona econômica exclusiva, enquanto Pequim discorda e tem também enviado navios para ela.
Em uma mensagem de rádio para seus homólogos chineses, a Guarda Costeira das Filipinas declarou que as ações "ilegais, agressivas e desestabilizadoras" da China afetariam as relações entre os dois países.
A China, por sua vez, respondeu que as embarcações entraram nas águas sem sua permissão.
Um avião da Marinha dos EUA também foi visto sobrevoando o local durante a missão de sexta-feira (9).
Esta foi a terceira missão de reabastecimento das Filipinas concluída com sucesso desde 5 de agosto, quando a Guarda Costeira chinesa usou um canhão de água para alertar os navios filipinos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала