- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Caças chineses sobrevoam avião filipino durante manobras no mar do Sul da China, diz Manila

© AFP 2023 / Ted AljibeSoldados filipinos se posicionam em uma praia durante exercício conjunto com tropas australianas em uma base naval na cidade de San Antonio, Filipinas, 25 de agosto de 2023
Soldados filipinos se posicionam em uma praia durante exercício conjunto com tropas australianas em uma base naval na cidade de San Antonio, Filipinas, 25 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 26.11.2023
Nos siga no
A Austrália e as Filipinas iniciaram no sábado (25) exercícios conjuntos no mar do Sul da China, envolvendo várias aeronaves e navios dos dois países.
Dois caças chineses foram identificados "orbitando" um avião filipino que participava de patrulhas com a Austrália no mar do Sul da China, anunciaram no domingo (26) as Filipinas.
As Forças Armadas das Filipinas e da Austrália continuaram os exercícios marítimos e aéreos de patrulha no que disseram ser a Zona Econômica Exclusiva filipina, dias depois que Manila realizou patrulhas similares com os EUA, escreve neste domingo (26) a agência britânica Reuters.
Barco civil (à direita) fretado pela Marinha das Filipinas se preparando para atracar para levar suprimentos ao navio filipino BRP Sierra Madre, onde fuzileiros navais do país estão destacados para fazer valer as reivindicações territoriais de Manila no disputado mar do Sul da China, 22 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.11.2023
Panorama internacional
Austrália e Filipinas começam patrulhas conjuntas no mar do Sul da China em meio a tensões regionais
Duas embarcações da Marinha das Filipinas e cinco aeronaves de vigilância participaram do lado do país asiático, enquanto a Austrália foi representada pela fragata Toowoomba e a aeronave de vigilância marítima P8-A.
"Foi confirmado, de acordo com os relatórios recebidos, que dois caças chineses foram monitorados orbitando o [caça] A-29B Super Tucano das Filipinas nas proximidades do recife de Hubo, na parte ocidental do mar das Filipinas", disse Xerxes Trinidad, chefe do Escritório de Assuntos Públicos do Exército filipino. Esta zona do mar do Sul da China integra a Zona Econômica Exclusiva das Filipinas.
A aeronave chinesa continuou em sua rota de voo sem mais incidentes, continuou Trinidad.
Pequim reivindica quase todo o mar do Sul da China. Ele tem sido uma fonte constante de tensão por muitos anos, sendo alvo de reivindicações territoriais e marítimas por Brunei, China, Filipinas, Indonésia, Malásia, Taiwan e Vietnã.
Pequim acusa Manila de recrutar "forças estrangeiras" para patrulhar o mar do Sul da China e provocar tensões.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала