- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Von der Leyen: conflito na Ucrânia consome mais armas do que qualquer outro na história recente

© AP Photo / Andres KudackiUrsula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, em Nova York, em 19 de setembro de 2023
Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, em Nova York, em 19 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 30.11.2023
Nos siga no
O conflito na Ucrânia está consumindo mais equipamento do que qualquer outra guerra na história recente, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, nesta quinta-feira (30), acrescentando que a União Europeia (UE) tem faltado em capacidades de munições e grandes estoques de defesa.
"A guerra na Ucrânia demonstra que precisamos produzir mais, tanto para satisfazer as necessidades da Ucrânia como para garantir a nossa própria dissuasão e defesa. A guerra na Ucrânia está consumindo mais equipamento do que qualquer outra guerra na história recente [...]. A realidade é que nós não tínhamos armas e munições suficientes disponíveis, não tínhamos grandes estoques e faltava capacidade ociosa. Porque em tempos de paz pensávamos que não precisávamos deles. Isso precisava mudar", disse von der Leyen durante a Conferência Anual da Agência Europeia de Defesa (EDA, na sigla em inglês) 2023 sobre como fortalecer a defesa europeia.
Ela também disse que os fracassos de Kiev no campo de batalha não foram motivo para cessar o apoio militar à Ucrânia, acrescentando que o montante da assistência deveria aumentar.
"A Rússia disparou 10 milhões de projéteis em um ano, a Ucrânia consome 10 mil drones por mês, isto significa que a indústria de defesa da Europa também deve se mobilizar", acrescentou von der Leyen.
Nesta quinta-feira (30), o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, disse que a UE estava trabalhando para entregar 1 milhão de cartuchos de munição à Ucrânia, dizendo que a ação seria um "desafio" que levaria "um pouco" mais de tempo do que o esperado.
Os países ocidentais intensificaram a sua assistência militar e financeira à Ucrânia e lançaram vários pacotes de sanções contra a Rússia depois de Moscou ter lançado a sua operação militar especial na Ucrânia em fevereiro de 2022. Moscou condenou o fornecimento militar estrangeiro a Kiev.
Bandeiras da União Europeia (UE) e da Ucrânia hasteadas fora do Parlamento Europeu, em Estrasburgo. França, 8 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 22.11.2023
Operação militar especial russa
UE atribui mais € 1,5 bilhão em ajuda macrofinanceira à Ucrânia, diz von der Leyen
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала