- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Em 'dia histórico' Comissão Europeia recomenda início de negociações para adesão da Ucrânia ao bloco

© Sputnik / Aleksei VitvitskyBandeiras da União Europeia em Bruxelas.
Bandeiras da União Europeia em Bruxelas. - Sputnik Brasil, 1920, 08.11.2023
Nos siga no
A Comissão Europeia (CE), braço executivo da União Europeia (UE), recomendou nesta quarta-feira (8) o início das negociações de adesão da Ucrânia à UE apenas depois de o país avançar com um plano de reformas, de acordo com as recomendações publicadas no site da CE.
"A Comissão recomenda que o Conselho inicie negociações de adesão com a Ucrânia", anunciou a presidente da instituição, Ursula von der Leyen.
As negociações devem ser formalmente iniciadas depois de Kiev cumprir as condições restantes relacionadas ao fortalecimento da luta contra a corrupção e à reforma para proteger os direitos das minorias nacionais, segundo o comunicado da CE.
Prevê-se que as recomendações desse bloco sejam submetidas a votação dos líderes dos países-membros do bloco em uma cúpula em Bruxelas prevista para 14 e 15 de dezembro.
A Comissão Europeia fez uma recomendação semelhante para a Moldávia, vizinha da Ucrânia. A Geórgia pode receber o status de candidata para se juntar à UE se cumprir as condições impostas.
"Completar a União é o chamado da história", afirmou a chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
"Completar a União tem também uma forte lógica econômica e geopolítica. Alargamentos passados demonstraram os benefícios enormes tanto para os países aderentes quanto para a UE. Nós todos ganhamos", resumiu ela.
Bandeiras da União Europeia na fachada da embaixada da Dinamarca em Moscou. - Sputnik Brasil, 1920, 06.11.2023
Panorama internacional
Adesão da Ucrânia à UE terá impacto negativo nos países europeus mais pobres, afirma mídia
Em agosto, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, chegou a declarar que a União Europeia deve estar preparada para aceitar novos Estados-membros até 2030, iniciando um debate existencial sobre ampliação que deve dominar as discussões de alto nível dentro do bloco até o final do ano.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала