Sistema incomum com 6 exoplanetas congelados no tempo é descoberto (FOTO, VÍDEO)

© Foto / NASA/JPL-CaltechInterpretação artística dos sete planetas do sistema TRAPPIST-1
Interpretação artística dos sete planetas do sistema TRAPPIST-1 - Sputnik Brasil, 1920, 30.11.2023
Uma equipe internacional de astrônomos descobriu um novo sistema planetário incomum, composto por seis planetas que giram ao redor da sua brilhante estrela-mãe em harmonia rítmica perfeita.
De acordo com a revista Science, o sistema foi identificado como HD 110067, com uma estrela central que possui características similares às do Sol, e se encontra a uma distância de 1.000 anos-luz da Terra, na constelação da Cabeleira de Berenice.
Segundo os autores da pesquisa, liderada pelo astrofísico espanhol Rafael Luque, da Universidade de Chicago, nos EUA, o raro sistema planetário pode dar novas pistas sobre a formação e evolução dos planetas.
As observações dos seis planetas foram feitas com o telescópio espacial TESS e a leitura dos dados combinada com a informação recolhida pelo telescópio espacial europeu CHEOPS.
Os planetas extrassolares descobertos estão em ressonância orbital, quando dois ou mais corpos celestes em órbita exercem influência gravitacional um sobre o outro.
Por sua vez, o planeta mais próximo da estrela HD 110067 completa três órbitas a cada duas feitas pelo planeta seguinte.
© Foto / CC BY-NC-SA 4.0 / Roger Thibaut/NCCR PlanetS (imagem editada)Novo sistema planetário incomum, HD 110067, composto por seis planetas que giram ao redor da sua brilhante estrela-mãe em harmonia rítmica perfeita
Novo sistema planetário incomum, HD 110067, composto por seis planetas que giram ao redor da sua brilhante estrela-mãe em harmonia rítmica perfeita - Sputnik Brasil, 1920, 30.11.2023
Esse padrão se repete entre os quatro planetas mais próximos da estrela.
Entre os planetas mais distantes da estrela HD 110067 repete-se duas vezes um padrão de quatro órbitas a cada três realizadas pelo planeta seguinte.