DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Detalhes exclusivos da Nebulosa do Caranguejo são revelados a 6.500 anos-luz da Terra (FOTO)

© Foto / NASA, ESA, CSA, STScI, Webb EROA imagem exibe a região de formação estelar da Nebulosa da Tarântula
A imagem exibe a região de formação estelar da Nebulosa da Tarântula - Sputnik Brasil, 1920, 31.10.2023
Nos siga no
O Telescópio Espacial James Webb revelou novos detalhes da Nebulosa do Caranguejo, localizada a 6.500 anos-luz da Terra, na constelação do Touro.
De acordo com a NASA, a sensibilidade e resolução do James Webb permitiu determinar com precisão a composição do material ejetado, particularmente o conteúdo de ferro e níquel, que pode revelar que tipo de explosão produziu a Nebulosa do Caranguejo.
Os especialistas combinaram os novos dados com as imagens registradas anteriormente pelo Telescópio Espacial Hubble em 2005.
Segundo a NASA, a imagem do Webb possibilitou visualizar as estruturas internas da nebulosa com mais nitidez, destacando principalmente um fenômeno que ocorre no astro conhecido como "radiação síncrotron".
© Foto / NASA, ESA, CSA, STScI, T. Temim (Universidade de Princeton)O Telescópio Espacial James Webb revelou novos detalhes da Nebulosa do Caranguejo, localizada a 6.500 anos-luz da Terra, na constelação do Touro
O Telescópio Espacial James Webb revelou novos detalhes da Nebulosa do Caranguejo, localizada a 6.500 anos-luz da Terra, na constelação do Touro - Sputnik Brasil, 1920, 31.10.2023
O Telescópio Espacial James Webb revelou novos detalhes da Nebulosa do Caranguejo, localizada a 6.500 anos-luz da Terra, na constelação do Touro
Este fenômeno surge em forma de estruturas brancas esfumaçadas em toda a imagem, devido ao pulsar da nebulosa, uma estrela de nêutrons em rotação acelerada, que gera um forte campo magnético e acelera partículas a velocidades extremamente altas, fazendo com que emitam radiação síncrotron em torno de seu campo magnético.
O vento gerado pelo pulsar empurra a densa camada de gás e poeira para a parte externa da nebulosa.
Entre a parte interna do remanescente estão grandes filamentos manchados que são formados de grãos de poeira e que podem ser identificados pelos tons amarelos e verdes.
Os pesquisadores seguem buscando respostas sobre o passado da Nebulosa do Caranguejo, para assim revelar sua origem.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала