- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Pacheco: Senado deve votar indicações de Lula ao STF e à PGR na 3ª semana de dezembro

© Foto / Marcos Oliveira / Agência SenadoRodrigo Pacheco concede entrevista após reunião com sindicalistas. Brasília, 2 de outubro de 2023
Rodrigo Pacheco concede entrevista após reunião com sindicalistas. Brasília, 2 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 27.11.2023
Nos siga no
As sabatinas e as votações das indicações do ministro da Justiça, Flávio Dino, para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e do procurador Paulo Gonet para comandar a Procuradoria-Geral da República (PGR) devem ocorrer entre os dias 12 e 15 de dezembro, de acordo com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou os nomes na tarde desta segunda-feira (27).

"Estabelecemos um esforço concentrado entre os dias 12 e 15 deste mês de dezembro com a presença física dos senadores, considerando que essa apreciação se dá por voto secreto", informou Pacheco à imprensa poucas horas após o anúncio de Lula.

O senador Davi Alcolumbre e presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado anunciou, por meio de nota, que marcou para o dia 13 de dezembro a sabatina de Dino.

"Informo que a sabatina do indicado ao STF será no dia 13 de dezembro, em reunião ordinária da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania [CCJ], com a relatoria do competente senador Weverton Rocha", diz o senador em nota.

A sabatina não entrará em pauta na próxima semana, explicou ele, pois vários senadores estarão na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28), nos Emirados Árabes Unidos, que começa nesta sexta-feira (30) e termina no dia 12 de dezembro.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao lado do ministro da Justiça, Flávio Dino, e do procurador Paulo Gustavo Gonet Branco, no Palácio do Planalto. Brasília, 27 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 27.11.2023
Notícias do Brasil
Presidente Lula indica Dino para o STF e Gonet para a PGR
As indicações serão encaminhadas à CCJ, que irá sabatinar os dois indicados. Se forem aprovados, caberá ao Plenário do Senado votar a favor ou não dos nomes. Nessa fase, o indicado precisa ter o voto favorável de pelo menos 41 dos 81 senadores.
Pacheco lembrou que a CCJ ainda precisa analisar as indicações para o Banco Central, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e embaixadas.

"Ao recebê-los [os ofícios], vamos dar o encaminhamento devido, que é o encaminhamento à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, assim como fizemos e faremos em relação a outras indicações. Estamos nos aproximando do final do ano e temos muitos temas relevantes a serem tratados", concluiu.

Desde 1988, quando a aprovação pelo Senado de indicações ao STF e à PGR foi reinstituída pelo regime democrático, ninguém foi "reprovado" nessa fase.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала