- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

COP28: ONGs brasileiras querem imposto sobre lucros de petroleiras

© AP Photo / Felipe DanaPetroleiro olha para a plataforma offshore da Petrobras sobre o campo de Tupi, na Bacia de Santos, na costa do Rio de Janeiro
Petroleiro olha para a plataforma offshore da Petrobras sobre o campo de Tupi, na Bacia de Santos, na costa do Rio de Janeiro - Sputnik Brasil, 1920, 16.11.2023
Nos siga no
Um documento assinado por 61 organizações não governamentais brasileiras está pleiteando que a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28) apresente um plano efetivo para a progressiva eliminação dos combustíveis fósseis.
O texto, preparado pelo Observatório do Clima, uma coalizão de ONGs e grupos de pesquisa dedicados a questões ambientais, foi divulgado nesta quinta-feira (16), duas semanas antes do início da cúpula que acontecerá a partir de 30 de novembro em Dubai, nos Emirados Árabes.

"O mundo não tem outro caminho a seguir que não a eliminação a passos rápidos da exploração dos combustíveis fósseis. O tema necessita ser colocado como prioridade absoluta na COP28. Precisamos de cronogramas de descarbonização em todos os países, com atenção para a responsabilidade dos mais ricos em apoiar os demais nesse processo. Precisamos também do estabelecimento de zonas de exclusão da proliferação dos combustíveis fósseis, e a Amazônia deve estar no topo dessa lista", pontua Suely Araújo, coordenadora de políticas públicas do Observatório do Clima.

As entidades também estão advogando pela instituição de um tributo sobre os lucros imprevistos das empresas petrolíferas — aqueles obtidos em momentos de crise, como ocorreu na Guerra da Ucrânia —, com a finalidade de destinar tais recursos para iniciativas de combate às mudanças climáticas em nações menos desenvolvidas e emergentes.
O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi na cúpula do G20 em Nova Deli - Sputnik Brasil, 1920, 09.09.2023
Panorama internacional
Brasil pede no G20 US$ 100 bi por ano para combater mudanças climáticas em países em desenvolvimento
O manifesto destaca as análises mais recentes sobre as emissões provenientes de fontes fósseis em todo o mundo, enfatizando que, sem uma redução substancial na produção e na demanda, torna-se inviável alcançar os objetivos do Acordo de Paris.
De acordo com os organizadores, a intenção é que o documento seja entregue à Secretaria-Geral da Presidência da República, ao Itamaraty e ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima como uma demanda da sociedade civil, delineando metas a serem levadas à COP28.
Palestinos durante distribuição de comida por agências internacionais que seguem no território em meio ao conflito com Israel. Faixa de Gaza, 8 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 15.11.2023
Panorama internacional
ONU apresenta plano para interromper 'carnificina em Gaza antes que seja tarde demais'
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала