- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Senado aprova PEC que limita decisões individuais de ministros do STF

© Folhapress / Andre RibeiroVista da fachada da Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília (DF), 3 de abril de 2022
Vista da fachada da Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília (DF), 3 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 22.11.2023
Nos siga no
Nesta quarta-feira (22), o Senado Federal aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que impõe restrições às decisões individuais de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
O texto recebeu apoio de 52 senadores, com 18 votos contrários, ultrapassando mínimo necessário de 49 votos para aprovação. A proposta agora seguirá para votação na Câmara dos Deputados.
A iniciativa é amplamente percebida no meio político como uma reação do Congresso Nacional a recentes decisões do STF, as quais, segundo parlamentares, estariam ultrapassando os limites da competência legislativa do Congresso.
A PEC aprovada visa proibir decisões individuais de ministros, desembargadores e juízes que possam suspender a validade de leis e atos dos presidentes da República, da Câmara e do Senado. Atualmente, não há limitações para esse tipo de medida.
A medida cautelar, ou liminar, que permite suspensão temporária de uma norma objeto de processo, é um ponto focal da proposta.
Paulinho da Força durante coletiva de imprensa em Brasília (DF) - Sputnik Brasil, 1920, 21.11.2023
Notícias do Brasil
STF reverte condenação e absolve ex-deputado Paulinho da Força no caso dos supostos desvios no BNDES
Tal prerrogativa é acionada quando a demora na conclusão do julgamento pode causar prejuízos à população afetada, conhecido como risco de decisão tardia. A PEC busca restringir essa capacidade, afetando diretamente o modo como o STF e os Tribunais de Justiça dos Estados conduzem seus trabalhos, inclusive impactando juízes de primeira instância.
O relator da proposta, Esperidião Amin (PP-SC), atendeu ao pedido do líder da maior bancada da Casa, Otto Alencar (PSD-BA), e excluiu mudanças nas regras dos pedidos de vista.
Ele também introduziu uma exceção permitindo que ministros, através de decisão individual, invalidem atos normativos do Poder Executivo em casos específicos.
Cerimônia do Dia do Soldado, com a imposição da Medalha do Pacificador e da Medalha Exército Brasileiro - Sputnik Brasil, 1920, 02.11.2023
Notícias do Brasil
Justiça nega pedido do Exército para prender militares por roubo de armas; cabo denuncia agressão
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), patrocinador da PEC, afirmou que a medida é uma resposta a decisões recentes do STF que, na visão dos parlamentares, invadiram a competência do Congresso.
Temas como o marco temporal para demarcação de terras indígenas e a descriminalização do porte de maconha para consumo próprio foram citados como exemplos.
Pacheco ressaltou que a aprovação da PEC não é uma retaliação ao Judiciário e destacou que a votação é vista como algo positivo para a Justiça, buscando aprimorar o processo judiciário.
O presidente do Senado se reuniu previamente com o ministro do STF, Alexandre de Moraes, indicando que, apesar das divergências, há compreensão mútua sobre as circunstâncias e intenções do parlamento.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала