- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Desenterram na China ninhada de ovos de espécie de dinossauro desconhecida (FOTO)

© Foto / Tamsin Baker / Pixabay Ovos de dinossauro
Ovos de dinossauro - Sputnik Brasil, 1920, 22.11.2023
Nos siga no
Paleontólogos na China desenterraram e examinaram três esqueletos adultos e cinco ninhadas de ovos contendo embriões de Qianlong shouhu, uma espécie previamente desconhecida de dinossauro sauropodomorfo do Jurássico Inferior.
A referida espécie de dinossauro viveu no território que hoje é a China durante o Jurássico Inferior, entre 200 milhões e 193 milhões de anos atrás. O mais significante é que esses fósseis fornecem evidências para os primeiros ovos com casca semelhante a couro.

O dinossauro pertence aos sauropodomorfos, um grupo de dinossauros herbívoros de pescoço longo que inclui os maiores animais que já vaguearam pela Terra. O animal pré-histórico tinha aproximadamente seis metros de comprimento e pesava cerca de uma tonelada.

CC BY 4.0 / F. Han et al. / Ovos com embriões da espécie previamente desconhecida de dinossauro Qianlong shouhu, descobertos na China
Ovos com embriões da espécie previamente desconhecida de dinossauro Qianlong shouhu, descobertos na China 
 - Sputnik Brasil, 1920, 22.11.2023
Ovos com embriões da espécie previamente desconhecida de dinossauro Qianlong shouhu, descobertos na China
Os restos fossilizados que incluem três esqueletos adultos e cinco ninhadas de ovos foram descobertos na província de Guizhou, no sudoeste da China. De acordo com a equipe de pesquisadores, o Qianlong shouhu punha ovos relativamente grandes com uma casca calcária relativamente grossa formada por cones mamários proeminentes em comparação com outros dinossauros sauropodomorfos que divergiram desde o início.
"A casca calcária dos ovos Qianlong shouhu era muito mais grossa do que a da maioria dos ovos de casca mole, mas mais fina do que a dos ovos de casca dura", apontam especialistas.
A pesquisa foi publicada em um artigo na revista National Science Review.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала