Descobrem fóssil de peixe do Jurássico que ficou engasgado com uma presa grande demais (FOTO)

© Foto / Pixabay / photosforyouFóssil de peixe
Fóssil de peixe - Sputnik Brasil, 1920, 07.08.2023
Paleontólogos do Museu Estatal de História Natural de Stuttgart, Alemanha, descobriram um peixe fossilizado que morreu por engolir uma presa grande demais.
O fóssil do peixe Pachycormus macropterus foi encontrado na Alemanha, na formação geológica de Posidonienschiefer. Estes são depósitos de xisto formados entre 174 milhões e 182 milhões de anos atrás durante o período Jurássico. O animal pertencia à classe de peixes actinopterígeos, dos quais um exemplo moderno é o peixe-leão.
Os pesquisadores descobriram na sua barriga uma grande variedade de presas. Foram achados vestígios de moluscos que pareciam um pouco com chocos ou lulas modernos e outros peixes menores. Eles também encontraram uma grande concha de amonite com aproximadamente dez centímetros de diâmetro, que não mostrava sinais de digestão, uma evidência de que o peixe tinha morrido logo após engolir essa criatura, escreve Phys.org.
© Foto / Samuel Cooper, Erin Maxwell/Geological MagazineEsqueleto de peixe do Jurássico Pachycormus macropterus descoberto na Alemanha
Esqueleto de peixe do Jurássico Pachycormus macropterus descoberto na Alemanha - Sputnik Brasil, 1920, 07.08.2023
Esqueleto de peixe do Jurássico Pachycormus macropterus descoberto na Alemanha
Os paleontólogos destacam que a amonite era grande demais para o peixe a digerir. Eles sugerem que provavelmente o molusco foi identificado erroneamente pelo peixe ou de alguma forma ficou preso em sua boca por uma razão desconhecida. Ao engoli-la, a amonite bloqueou a passagem para o intestino, resultando em congestão ou sangramento interno, em ambos os casos o peixe teria morrido em poucas horas.
Os pesquisadores teorizam que, após a sua morte, o peixe afundou no mar onde ficou enterrado nos sedimentos marinhos. O achado marca o primeiro caso documentado de uma última refeição fatal encontrada em um peixe Pachycormiforme.