DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Desenterram na Espanha dinossauro gigantesco de 122 milhões de anos (FOTOS)

© Fotolia / RamirezomFósseis de dinossauro (imagem referencial)
Fósseis de dinossauro (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 04.10.2023
Nos siga no
Um avanço paleontológico feito por uma equipe internacional de pesquisadores revelou os remanescentes recém-descobertos de um dinossauro, fornecendo informações valiosas sobre a evolução desses gigantes antigos.
Os cientistas revelaram a existência de um dinossauro saurópode colossal, nunca antes visto, que outrora vagueou pelas paisagens antigas do que hoje é Espanha há aproximadamente 122 milhões de anos.
Denominado de Garumbatitan morellensis, a espécie recentemente identificada habitava na península ibérica durante o início do período Cretáceo. Os restos foram desenterrados durante escavações no sítio arqueológico de fósseis de Sant Antoni de la Vespa, perto de Morella, entre 2005 e 2008.
A descoberta notável inclui fósseis de pelo menos três espécimes apresentando vértebras maciças, ossos longos das pernas e dois conjuntos quase completos do pé – uma raridade entre os saurópodes.
"Um dos exemplares que encontramos se destaca por seu grande tamanho, com vertebras de mais de um metro de largura, e um fêmur que poderia atingir dois metros de comprimento. Encontramos dois pés quase completos e articulados neste depósito, o que é particularmente raro no registro geológico", disse Pedro Mocho, líder do estudo e paleontólogo do Instituto Dom Luiz da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal.
Garumbatitan morellensis é um dos táxons mais completos do Cretáceo Inferior da península ibérica, sendo um dos primeiros membros do ramo Somphospondyli e baseado em três espécimes fantásticos do sítio de fósseis de Sant Antoni de la Vespa, Morella, Espanha.
O estudo está redefinindo nossa compreensão desses gigantes antigos. Saurópodes, caracterizados por seus pescoços e caudas alongados, eram dinossauros herbívoros que atingiam tamanhos colossais.
G. morellensis pertence a um subgrupo de saurópodes conhecidos como titanossauros, que foram os maiores e únicos da linhagem de saurópodes a sobreviver até o impacto do asteroide que dizimou os dinossauros há cerca de 66 milhões de anos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала