- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'A Hungria precisa mudar a UE, não deixá-la', diz Orbán sobre adesão da Ucrânia ao bloco europeu

© AFP 2023 / Attila KisbenedekO primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, faz seu discurso no Centro de Feiras e Exposições Hungexpo de Budapeste em 18 de novembro de 2023
O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, faz seu discurso no Centro de Feiras e Exposições Hungexpo de Budapeste em 18 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 18.11.2023
Nos siga no
Ao ser reeleito líder de seu partido na capital húngara hoje (18), o premiê reiterou a oposição de seu governo ao início de diálogos com a Ucrânia para o ingresso de Kiev na União Europeia.
Ao discursar para membros de seu partido Fidesz neste sábado (18), o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, disse que Budapeste deve dizer não ao atual modelo europeu construído em Bruxelas, acrescentando que a União Europeia precisa ser mudada em vez de abandonada.

"Corrigir a promessa errada [de Bruxelas] de iniciar diálogos [com a Ucrânia sobre a adesão à UE] também será a nossa tarefa, já que a Ucrânia está agora a anos-luz de distância da União Europeia", disse Orban, acrescentando que combateria as tentativas do bloco europeu para instalar migrantes na Hungria, segundo a agência Reuters.

Orbán também afirmou nesta semana que a estratégia da UE de enviar dinheiro e ajuda militar à Ucrânia falhou e voltou a dizer que seu governo se opõe ao início de negociações para entrada do país do Leste Europeu no bloco.
No dia 8 deste mês, a Comissão Europeia recomendou o início de negociações para adesão do Estado ucraniano, conforme noticiado.
Pessoas seguram bandeiras polonesa (à direita) e ucraniana amarradas durante uma manifestação de apoio ao movimento de oposição na Ucrânia, em Varsóvia, Polônia, 23 de fevereiro de 2014 - Sputnik Brasil, 1920, 08.11.2023
Panorama internacional
Governo da Polônia se divide sobre adesão da Ucrânia à União Europeia
Na sexta-feira (17), o premiê enviou um inquérito aos seus cidadãos questionando se a UE deveria atribuir mais fundos à Ucrânia ou conceder-lhe a adesão.
"Resistiremos às ideias malucas dos burocratas de Bruxelas, à invasão de migrantes, à propaganda de gênero, e resistiremos às ilusões sobre a guerra [na Ucrânia] e à adesão despreparada da Ucrânia à UE", acrescentou o premiê.
Além da Hungria, agricultores europeus também veem como uma ameaça o ingresso de Kiev no bloco. Segundo o setor agrícola, há temores de fortes alterações no clima competitivo intraeuropeu, uma vez que a Ucrânia já é o segundo maior fornecedor de produtos orgânicos para a UE.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала