- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Erdogan: Israel tem armas nucleares, mas não admite; 'usam muito bem a mentira'

© AP Photo / Markus SchreiberO presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, durante entrevista coletiva no contexto de sua visita ao chanceler alemão, Olaf Scholz. Berlim, Alemanha, 17 de novembro de 2023
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, durante entrevista coletiva no contexto de sua visita ao chanceler alemão, Olaf Scholz. Berlim, Alemanha, 17 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 17.11.2023
Nos siga no
Em entrevista coletiva com o chanceler alemão, Olaf Scholz, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou que Israel tem armas nucleares, mas não quer admitir. As falas foram feitas durante uma visita do líder turco à Alemanha.
"Israel tem armas nucleares neste momento? Sim, mas se você perguntá-los sobre isso, eles não dirão 'sim' porque usam muito bem as mentiras", disse Erdogan.
O presidente turco ainda ressaltou que "quase não resta Gaza, o local foi arrasado" e que a "único meio de salvar a região deste círculo de fogo" é se um cessar-fogo humanitário for alcançado.

"Se as nossas mãos, braços e línguas permanecem atadas, não seremos capazes de prestar contas à história", disse. "O que aconteceu mostrou-nos mais uma vez que a solução de dois Estados baseada nas fronteiras de 1967 é inevitável."

As falas de Erdogan vêm em meio a falas do gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, de que uma "opção nuclear" não estava fora da mesa para o conflito em Gaza.
O programa nuclear de Israel é um dos segredos menos secretos de todo o Oriente Médio. Estima-se que tenha sido iniciado ainda nos anos 1950. O país também não é um signatário do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares. Além disso, de acordo com o Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (SIPRI, na sigla em inglês), Israel tem cerca de 90 bombas nucleares.
Fiéis durante oração na Mesquita da Luz, que fica no bairro da Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro, em 10 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 17.11.2023
Notícias do Brasil
A guerra e 2 religiões: muçulmanos e judeus relatam aumento da intolerância no Brasil (VÍDEO)
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала