- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Tensão militar: Coreia do Norte promete resposta 'esmagadora' à nova estratégia dos EUA

© Sputnik / Ilia Pitalev / Acessar o banco de imagensExército Popular da Coreia apresenta, em desfile, complexos de lançamento de mísseis balísticos intercontinentais (foto de arquivo)
Exército Popular da Coreia apresenta, em desfile, complexos de lançamento de mísseis balísticos intercontinentais (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 16.11.2023
Nos siga no
Pyongyang acusa Washington e seus aliados regionais de planejarem uma "invasão armada" à península da Coreia.
Pyongyang alertou para uma resposta militar "esmagadora" depois de os EUA e a Coreia do Sul terem revelado uma nova "estratégia de dissuasão" dirigida à República Popular Democrática da Coreia (RPDC), alegando que os EUA aumentaram a "ameaça nuclear" na península coreana.
Em comentários divulgados pela Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA), nesta quinta-feira (16), um porta-voz militar de Pyongyang respondeu às conversações de alto nível entre Washington e Seul no início desta semana (13).

"As ações dos oficiais militares dos EUA na área fantoche [...] mostram claramente que o principal culpado pela escalada da situação na península coreana não é outro senão os Estados Unidos e os seus seguidores", afirmou o comunicado, referindo-se às reuniões na capital sul-coreana.

O porta-voz prosseguiu dizendo que a Coreia do Norte desenvolveria "capacidades de resposta mais ofensivas e esmagadoras" e prosseguiria com "ações militares de dissuasão estratégica visíveis".
As conversações conjuntas de segurança envolveram o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, e altos responsáveis militares sul-coreanos, que se comprometeram a reforçar as forças nucleares e convencionais como parte de uma "Estratégia de Dissuasão Personalizada" revista contra Pyongyang.

"O nosso compromisso de dissuasão com [a Coreia do Sul] permanece firme — o que inclui uma gama completa das nossas capacidades nucleares, convencionais e de defesa contra mísseis", disse Austin a jornalistas, passando a elogiar vários destacamentos recentes dos EUA na região.

Shin Won-sik, ministro da Defesa da Coreia do Sul (à esquerda), e Lloyd Austin, secretário de Defesa dos EUA (à direita), apertam as mãos durante cerimônia de assinatura da 55ª Reunião Consultiva de Segurança (SCM, na sigla em inglês) no Ministério da Defesa, em Seul. Coreia do Sul, 13 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 13.11.2023
Panorama internacional
EUA e Coreia do Sul atualizam estratégia de contenção contra Coreia do Norte pela 1ª vez em 13 anos
No início deste ano, o presidente dos EUA, Joe Biden, disse que o Pentágono aumentaria a "visibilidade regular" dos meios militares estratégicos na península coreana, esperando que a medida melhorasse a "dissuasão" contra o Norte. Pouco depois, Washington despachou um submarino com mísseis balísticos nucleares para a Coreia do Sul pela primeira vez desde 1981, e mais tarde enviou vários bombardeiros B-52 com capacidade nuclear, atraindo dura condenação de Pyongyang.
Na sua última declaração, o Ministério da Defesa da Coreia do Norte disse que essas medidas apenas aumentaram a "ameaça nuclear".
Pyongyang codificou em sua legislação, ainda no ano passado, uma nova doutrina sobre armas nucleares, declarando que a aquisição da bomba era "irreversível", ao mesmo tempo que autorizou o primeiro uso de armas nucleares se um ataque inimigo for "considerado iminente".
A Coreia do Norte iniciou uma série de testes de armas desde que o presidente Biden assumiu o cargo em 2021 – incluindo mísseis balísticos intercontinentais (ICBMs, na sigla em inglês) – considerando-os uma resposta legítima aos exercícios militares intensificados dos EUA e da Coreia do Sul na região. Washington, Seul e outros aliados têm repetidamente criticado os lançamentos como provocativos e ilegais à luz do direito internacional, e insistem que os seus jogos de guerra são de natureza puramente defensiva.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала