- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Tarde demais': Filipinas correm para modernizar Forças Armadas diante da ameaça chinesa, diz mídia

© AP Photo / Aaron FavilaBarcos de abastecimento das Filipinas (à direita) são escoltados pelo BRP Sindangan, da Guarda Costeira filipina (à esquerda) enquanto navios da Guarda Costeira da China (fora da foto) tentam bloqueá-los no Second Thomas Shoal, local disputado no mar do Sul da China, durante missão de rotação e reabastecimento em 22 de agosto de 2023
Barcos de abastecimento das Filipinas (à direita) são escoltados pelo BRP Sindangan, da Guarda Costeira filipina (à esquerda) enquanto navios da Guarda Costeira da China (fora da foto) tentam bloqueá-los no Second Thomas Shoal, local disputado no mar do Sul da China, durante missão de rotação e reabastecimento em 22 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 14.11.2023
Nos siga no
À medida que a China fortalece suas reivindicações sobre o mar do Sul da China, as Filipinas estão fortalecendo sua defesa externa. Entretanto, a modernização das Forças Armadas filipinas enfrenta atrasos e financiamento insuficiente, de acordo com artigo do jornal South China Morning Post.
Em julho, o presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr., disse que a modernização das Forças Armadas começaria e que, em dois anos, o país "recuperaria o atraso" e poderia voltar ao nível pré-pandêmico.
No entanto, devido à pandemia da COVID-19 e aos poucos recursos, os planos das Forças Armadas filipinas saíram dos trilhos, ressalta a publicação.
As Filipinas mudaram seu foco para a defesa externa à medida que a China intensifica suas reivindicações sobre o mar do Sul da China, e os dois países se envolveram em vários incidentes na hidrovia disputada nos últimos meses, escreve a mídia.
Desde o fim da Guerra Fria, as Filipinas têm se concentrado principalmente no combate às ameaças internas — insurgência e terrorismo, bem como no enfrentamento de desastres naturais, de acordo com o artigo.
"Uma grande lacuna na modernização tem sido a priorização incorreta das ameaças à segurança interna em detrimento das externas", disse o especialista em segurança Julio Amador.
A defesa externa só se tornou relevante na segunda metade da presidência de Rodrigo Duterte, depois que "as tentativas de se beneficiar das relações amistosas com a China produziram pouco ou nenhum resultado", segundo Julio Amador.
O governo de Ferdinand Marcos Jr. dá muita importância à defesa externa, mas as capacidades militares de longo prazo, incluindo sua capacidade de operar com outros países, continuam sendo questões cruciais no programa de modernização.
BRP Malabrigo, navio da Guarda Costeira das Filipinas, lança barco para transportar suprimentos à Ilha Nanshan, ocupada pelas Filipinas, ou localmente chamada de Lawak, no mar do Sul da China, 20 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 23.10.2023
Panorama internacional
EUA apoiam Filipinas em meio a conflito com China, considerando ações chinesas 'perigosas e ilegais'
As tentativas de modernização estão sendo feitas "tarde demais e muito pouco", afirmou o especialista em segurança do Sudeste Asiático e professor da Escola Nacional de Guerra, Zachary Abuza.
"Acredito que as Filipinas realmente não estavam suficientemente cientes da ameaça que a China representa e de como responder a ela", ressaltou Zachary Abuza.
Enquanto, de acordo com especialistas em segurança, a relação custo-benefício continua sendo crucial.
Em particular, Manila precisa rever o sistema de pensão de militares, por, atualmente, os militares não serem obrigados a contribuir para suas pensões, mas receberem nove vezes mais previdência social do que os aposentados quando deixam o serviço.
Suposto navio da milícia chinesa bloqueia navio da guarda costeira filipina BRP Cabra ao se aproximar do Second Thomas Shoal, conhecido localmente como banco de areia, durante missão de reabastecimento no disputado mar do Sul da China, 10 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 11.11.2023
Panorama internacional
Filipinas acusam China de 'coerção', enquanto Pequim vê violação da 'soberania territorial' chinesa
Nos últimos meses do governo de Rodrigo Duterte, Manila assinou contratos para a importação de equipamentos militares no valor de mais de 100 bilhões de pesos (R$ 8,76 bilhões), incluindo mísseis supersônicos BrahMos de produção indiana e corvetas da Coreia do Sul. No entanto, essas últimas, assim como as compras posteriores, só serão entregues nos próximos anos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала